Itaiópolis e região ficam sem representatividade

Por Gazeta de Itaiópolis - 15/10/2018

As eleições gerais 2018 realizadas neste domingo (7) apontaram uma renovação tanto na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na de Santa Catarina (Alesc), assim como nas bancadas federais dos dois estados. No Senado figurões da política paranaense e catarinense como o senador Roberto Requião, que tentava a reeleição, e os ex-governadores Beto Richa e Raimundo Colombo ficaram de fora da Câmara Alta.

Na Alep a renovação foi de mais de 40% dos 54 deputados. 22 novos deputados assumirão o mandato a partir de do dia 1º de janeiro. A Assembleia Legislativa do Paraná terá um espécie de ‘bancada da bala’ formada por um coronel: Coronel Lee (PSL); quatro delegados: Delegado Francischini (PSL), Delegado Jacovos (PR), Delegado Fernando (PSL) e Delegado Recalcatti (PSD); um subtenente: Subtenente Everton (PSL) e por dois soldados: Soldado Fruet (PROS) e Soldado Adriano José (PV).

Já na Alesc, 55% das cadeiras foram renovadas, apenas 18 deputados conseguiram a reeleição e 22 foram eleitos. Destes quatro já tiveram experiência no legislativo estadual, um deles o Julio Garcia (PSD) foi deputado por quatro legislaturas.

Em Santa Catarina a maior bancada será do MDB e no Paraná a maior será do PSL.

EM ITAIÓPOLIS

O município de Itaiópolis, que conta com 16.588 eleitores, teve 13.255 votantes (79,91%), com 12.001 votos válidos (90,54%). Como na grande maioria das cidades catarinenses, o candidato à presidência pelo PSL – Jair Bolsonoro, foi o mais votado, com 7.921 votos (66%). Já o seu adversário do 2° turno, o petista Fernando Haddad teve apenas 1.805 votos (15,04%), o que demonstra não apenas uma simpatia por Bolsonoro, mas uma grande rejeição pelo PT, basta ver o baixo índice de votos dos demais candidatos a governador senador, deputado federal e estadual no município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já para o governo do estado, o pleito foi vencido com uma pequena margem para o candidato do PSD – Gerson Merísio, do mesmo partido do prefeito Reginaldo) que conseguiu 4.350 votos (40,83%). Já o candidato do MDB – Mauro Mariani, conquistou 3.971 votos (37,27%), uma diferença de apenas 379 votos (3,56%), demonstrando a rivalidade e a força das maiores lideranças políticas locais que perduram até os dias de hoje.

A disputa política local, também ficou demonstrada na votação para o Senado, onde os mais votados foram, Raimundo Colombo (5.330 votos), Esperidião Amin (5.210 votos) e Jorginho Melo (2.876 votos).

Para deputado federal, os candidatos “medalhões” Darci de Mattos (PSD), com 1.119 votos e Carlos Chiodini (MDB), com 818 votos, apoiados pelas duas maiores liderenças políticas de Itaiópolis, levaram a maioria dos votos dos, tirando a maioria dos votos dos candidatos regionais. Cesar Souza Junior (PSD), com 631 votos, após aparece o são bentense Miguel Olenik (PMN), 559 votos, o candidato regional mais votado. A candidata mais próxima, a mafrense Adriana Dornelles (Novo), com apenas 514 votos.

Já a disputa para deputado estadual, ficou mais polarizada para os candidatos regionais, porém muitos candidatos de outras regiões tiveram expressiva votação no município. O candidato mais votado foi o ex-prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert (MDB) que já no início da campanha, fez questão de frisar que nasceu em Itaiópolis, por este motivo e também pela força do partido (MDB) no município, conseguiu ser o mais votado por aqui com 1359 votos (13,24%), seguido de perto pelo segundo colocado, o canoinhense Renato Pike (PR) com 1051 votos (10,24%). Na verdade os dois candidatos de Canoinhas levaram a maioria dos votos dos Itaiopolenses, deixando para trás os 5 candidatos de Mafra, os 4 de São Bento e o de Rio Negrinho.

A falta de um pacto pela região do planalto norte, com o número excessivo de candidatos regionais e falta de comprometimento das principais lideranças dos municípios da região, fizeram com que o planalto norte ficasse sem representatividade alguma na Alesc. Uma postura e atitude que poderá custar caro para o desenvolvimento da nossa região.

BANCADA FEDERAL

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para o Congresso Nacional, os dois estados disseram não aos ex-governadores Beto Richa (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD), que no início do ano renunciaram ao mandato para concorrer nestas eleições. Os eleitos em SC foram Esperidião Amim (PP) e Jorginho Mello (PR) e Professor Oriovisto (PODE) e Flávio Arns (REDE). Destes, dois voltam para a Câmara Alta, o atual deputado federal pro Santa Catarina Esperidião Amim e o ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná Flávio Arns, o primeiro foi senador de 1991 até 1999 e o segundo entre 2003 e 2011.

Na Câmara Federal a renovação no Paraná foi maior que na Alesc, 50%. Dos 30 deputados eleitos 15 não disputavam a reeleição. Em Santa Catarina a renovação foi ainda maior 69%, apenas cinco dos 16 eleitos conseguiram a reeleição, e 11 foram eleitos.

GOVERNO DO ESTADO

Na eleição majoritária em Santa Catarina haverá segundo turno entre os Candidatos Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moises (PSL). O candidato do PSL surpreendeu a todos ficando em segundo lugar. Quem ficou de fora foi o candidato do MDB, Mauro Mariani, que liderava as pesquisas de intenção de votos.

No Paraná o candidato Ratinho Jr. (PSD) com 59,9% do votos levou o pleito com folga, seus principais adversários juntos não atingiram nem 30% do votos, Cida Borghetti (PP) – 15,53% e João Arruda (MDB) – 13,19%. Mariani, inconformado, declarou que está fora da vida pública após a derrota nas urnas.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

As tendências apontadas nas pesquisas eleitorais para a eleição presidencial foram confirmadas nos dois estados. Jair Bolsonaro superou mais de 50% dos votos nas urnas, com destaque para Santa Catarina que foi o estado brasileiro que deu a maior votação proporcional para o candidato do PSL.

PLANALTO NORTE CATARINENSE SEM REPRESENTAÇÃO

A região do planalto norte catarinense também ficou sem representação na Alesc. São Bento do Sul e Canoinhas, assim como Mafra, não conseguiram eleger os seus candidatos e a região agora ficará refém dos políticos de Joinville e de outras regiões do estado.

De São Bento do Sul o deputado Silvio Dreveck (PP) atual presidente da Assembleia ficou com 1º suplência na sua coligação.

Em Canoinhas Renato Pike (PR) com 23.407 votos, será o 2º suplente da sua coligação, o ex-prefeito de cidade, Leoberto Weinert (MDB) com 20.679 votos será o 9º suplente em sua coligação e Nilson Sousa (PT) com 806 votos não conseguiu atingir o número mínimo de votos para se suplente.

A esperança de Mafra contar com um representante na Assembleia Legislativa ficou para a próxima eleição em 2022. Mais uma vez o município foi prejudicado pelo ego das lideranças locais e pelo número de candidatos de fora (paraquedistas), apoiados por lideranças políticas locais tiraram muitos votos dos candidatos locais.

Até um termo nas rodas de bate papo vem surgindo para estes supostos líderes: ‘líderes Pinus elliotti’, a famosa árvore de Pinus que não deixa nada crescer ao seu redor.

O candidato mais votado foi o Jefferson Lopes (PSL) com 7.493 votos (3.965 em Mafra) – ficou com a 14ª suplência em seu partido -, depois o dentista Jonas Schultz (PSDB) 4.539 votos (3.920 em Mafra) – 27º suplente -, em terceiro vem a Claudia Bus (PTB) com 4.379 votos (3.243 em Mafra) – 10ª suplente -, seguidos do Casimiro Konkel (PT) com 4.125 votos (1.234 em Mafra) – 13º suplente – e do Abel Bischeski – Bello (SD) com 1.995 votos (1.626 em Mafra) – 22º suplente.

Juntos os cinco candidatos a deputado estadual obtiveram 14.078, ou seja, 12.903 votos foram para candidatos de fora. No total 282 candidatos de fora receberam votos em Mafra.

Júlio Garcia (PSD) que contou com o apoio de algumas lideranças que estão à frente do executivo mafrense foi o quinto candidato a deputado mais votado em Mafra com 1.582 votos em Mafra (57.772 no estado). Os vereadores também esqueceram a necessidade dos mafrenses possuírem um representante em Florianópolis e descaradamente jogaram contra o município apoiando candidatos de outras cidades.

Para a Câmara Federal a história também se repetiu com vários candidatos de fora (183) levando 18.089 votos. A única candidata mafrense a deputada federal, Adriana Dornelles, obteve 8.760 votos em Mafra (18.323 no estado), ficando com a 3ª suplência do seu partido.

Em ambas as eleições não podemos afirmar se o apoio incondicional das nossas lideranças ou até mesmo se o ‘voto caseiro’ elegeria um dos nossos candidatos, mas o que podemos dizer é que as chances seriam maiores caso isso ocorresse. Lembrando que o deputado estadual eleito com o menor número de votos foi o Ivan Naatz (PV) com 14.685 votos. Já para federal, o candidato eleito pelo partido Novo, partido da Adriana Dornelles, foi o advogado Gilson Marques com 27.443 votos.

Confira a colocação e votação dos candidatos regionais a deputado federal e estadual em Itaiópolis:

Federal

1º – Miguel Olenik (PMN – São Bento do Sul) – 559 votos; foi o 3º candidato mais votado em Itaiópolis;

3ª – Adriana Dornelles (Novo-Mafra), a mais próxima de Itaiópolis, foi apenas a 5ª mais votada no município com 514 votos;

4º – Márcio Dreveck (PP – São Bento do Sul) – 403 votos;

5ª – Norma Pereira (PSDB-Canoinhas), obteve 105 votos em Itaiópolis;

6ª – Carla Hofman (PSB – São Bento do Sul) – 14 votos;

7ª – Rosangela Ruda (PMN – São Bento do Sul – 0 voto.

Estadual

1º – Leoberto Weinert (MDB – Canoinhas/Itaiópolis) – foi o mais votado em Itaiópolis com 1359 votos;

2º – Renato Pike (PR – Canoinhas) – foi o segundo mais votado no município com 1051 votos;

3º – Silvio Dreveck (PP – São Bento do Sul) – foi o 4º candidato mais votado em Itaiópolis, ficando com 778 votos;

4º – Jefferson Lopes (PSL – Mafra) – foi o 5º candidato mais votado no município com 485 votos;

5º – Abel Hack (PSB – Rio Negrinho) – foi o 10º mais votado, com 285 votos;

6º – Casimiro Konkel (PT – Mafra) – foi o 12º colocado no município com 212 votos;

7º – Jonas Schultz (PSDB – Mafra) – foi o 13º colocado com 155 votos em Itaiópolis;

8º – Claudia Bus (PTB – Mafra) – foi a 14ª colocada com 124 votos no município;

9º – Abel Bicheski – Belo (Solidariedade – Mafra) – foi o 17º colocado com 91 votos;

10º – Antonio Tomazini (PSDB – São Bento do Sul) – 31 votos;

11° – Nego do Rádio (PSL – São Bento do Sul) – 5 votos;

12º – Elton Alves Moreira (PMN – São Bento do Sul – 0 votos

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.