Itaiópolis incluso no mutirão de cirurgias eletivas de cataratas

Por Gazeta de Itaiópolis - 01/07/2018

Aconteceu na tarde de terça-feira, 26, em Campo Alegre na sede do Hospital São Luiz a primeira reunião para a organização do mutirão de cirurgias eletivas de cataratas, que acontecerá entre os dias 10 e 15 de julho. A reunião contou com a participação do gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Claúdio Henrique Mathias e demais profissional da Gerência de Saúde e representantes do Hospital São Luiz.

É o segundo mutirão que acontece no decorrer desse ano na região. O evento tem a previsão de atender 1159 pessoas de 15 municípios da região norte e nordeste do Estado de Santa Catarina.

O mutirão é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos do governo do estado e do governo federal, sobre a coordenação da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra e conta com o apoio das secretarias municipais de saúde, que disponibilizarão veículos para o transporte dos pacientes.

Com o objetivo de zerar a fila de espera para as cirurgias de catarata, está prevista a realização de mais de 1.500 procedimentos, já que muitos pacientes necessitam da cirurgia nos dois olhos. Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que têm a indicação cirúrgica e constam na lista de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

Os municípios participantes devem encaminhar a listagem de seus pacientes para a Regional de Saúde de Mafra, que realizará a distribuição nos dias programados, com uma média de 200 pacientes atendidos por dia, sem contar o primeiro retorno, que também acontece no período do mutirão. Os procedimentos serão realizados no centro cirúrgico do Hospital São Luiz de Campo Alegre.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os municípios atendidos pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata Norte/Nordeste serão: Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Corupá, Garuvá, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

SAIBA MAIS

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.