Itaiópolis sedia reunião pedagógica Verde é Vida

Por Gazeta de Itaiópolis - 15/10/2018

Aconteceu na última semana a reunião pedagógica Verde é Vida, que reuniu professores e alunos das escolas parceiras dos municípios de Mafra, Rio Negro, Canoinhas e Piên.

Durante a reunião foi realizada a 2ª etapa regional da Mostra Científica, onde concorreram 05 trabalhos, dos quais o projeto “Diversificação do uso de produtos agrícolas/ Laranja”, da E.M.P. José Schultz Filho de Mafra, atingiu a melhor nota, sendo classificado para participar da Expoagro 2019, em Rio Pardo/RS.

Contribuíram como avaliadores o secretário municipal de Agricultura Adriano Cembalista, coordenadora do CEJA Lenita L. Krul, extensionista da Epagri Johnny F. Franzon, técnico Aarícola Edson Szostak, indicado pelo SICOOB, Lenice Adamek, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis e Leandro Kummer, representando a Cooperalfa, aos quais a Secretaria Municipal de Educação agradece a participação.

PROJETO VENCEDOR

O projeto vencedor foi “Diversificação do uso de Produtos Agrícolas – laranja”, defendido pelas alunas Eliane Washington Oder e Kamili Gabrieli Jungles. Foi desenvolvido pelo professor de práticas industriais, Jones Vlademir P. Deolindo, com o apoio dos demais professores das disciplinas técnicas e de todos os alunos da escola. A direção deu ênfase à cultura da laranja, extremamente comum e presente na maioria das casas mafrenses.

DERIVADOS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto apresentou diversos produtos derivados da laranja, desde folhas e cascas desidratadas, utilizadas para infusões e nebulizações, até o albedo desidratado, utilizado para a produção da pectina caseira, apresentada nas formas em gel e desidratada (matéria prima para geleias e utilizada como agente saciador da fome em dietas de emagrecimento). Também foram produzidos, gomos de laranja cristalizados, casquinha desidratada cristalizada e açúcar aromatizado e estão em processo de produção o suco engarrafado pasteurizado, além do doce tipo Schmier. O resíduo gerado (mínimo) é utilizado na produção de composto orgânico.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.