Médico do CAPs de Itaiópolis alerta a população sobre suicídio

Por Gazeta de Itaiópolis - 14/07/2018

O médico especialista em psiquiatria e dependência química, Rodrigo Assunção, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itaiópolis, falou sobre o suicídio onde no Brasil a cada 40 segundos uma pessoa tenta se matar.

Ele conta que muitas vezes temos casos de suicidas próximos de nós e não percebemos, não damos atenção para uma pessoa que está em depressão, angustiada e triste. Que muitas vezes julgamos e condenamos, olhamos apenas a aparência de uma vida boa, quando na verdade a realidade é outra.

Segundo o médico o suicídio é a conseqüência de uma depressão não tratada, é uma doença e pode surgir de vários motivos como genética, uso de drogas, menopausa, andropausa (homens), entre outras. Ela muda seu humor, tira o apetite, muitas vezes a pessoa não quer nem sair de casa, fica ansioso, e estes sintomas demonstram a necessidade de ajuda.

Rodrigo explicou que o Caps de Itaiópolis desenvolve várias atividades com oficinas de música, de plantas, confecções que ocupam a mente, ajudando aqueles que tem depressão.

Ainda segundo ele quando se fala em médico e Caps muitos acham que para gente doida, mais isso era há anos atrás, e hoje não, são para todas as pessoas que precisam de ajuda.

Finalizou orientando que se alguém conhecer uma pessoa triste, que esteja com alguma dificuldade, para procurar o Caps, onde ela poderá conversar com os psicólogos que irão ajudar a vencer a depressão, o pânico, a ansiedade, ou a bipolaridade. Pediu para as pessoas não deixar para depois e procurar ajuda o quanto antes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Tenho acompanhado suas livres Dr. Rodrigo e estou gostando mto. São bastante esclarecedoras. Gratidão!

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.