Plano de Desenvolvimento Regional da microrregião é apresentando

Por Gazeta de Itaiópolis - 22/10/2015

Plano de Desenvolvimento Regional da microrregião é apresentando

Os prefeitos que representam os municípios do planalto norte se reuniram no último dia 16, em Bela Vista do Toldo, para discutir diversos assuntos e, entre eles, o Plano de Desenvolvimento Regional.

A Amplanorte está coletando dados e pontuando as necessidades e potencialidades da região. Expôs aos prefeitos como está o andamento dos trabalhos, apresentando índices, agregação de valor, cadeias produtivas, entre outros. As informações da região estão sendo trabalhadas em diversos aspectos. As mesmas devem ser revisadas pelos prefeitos, que vão priorizar os projetos e detalhar as metas a seguir.

O principal objetivo é transformar problema em solução e os baixos índices sociais em uma oportunidade para acessar recursos federais. O programa da Bacia Leiteira – Planorte Leite foi destacado pela sua grande credibilidade.

Devem agora observar os dados e priorizar os quatro eixos do plano – educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e serviço público. Devem trabalhar atração de empresas; educação profissionalizante, pública e gratuita; desenvolvimento da cadeia produtiva agrícola; duplicação das BRs 116 e 280 e melhorias da 477; ferrovias, entre outras ações que devem trazer desenvolvimento socioeconômico para todos os municípios.

Os gestores também falaram sobre o Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte – Codeplan, que deve estar inserido nos projetos da Associação para captar recursos. Foi lembrado que os municípios devem aderir para poderem usufruir dos benefícios.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ainda na pauta estava a normativa 020/2015 do Tribunal de Contas, colocando regras na contabilidade das Associações a partir de janeiro de 2016. O representante da associação esteve reunido com as associações do estado, que levantaram uma estratégia para conversar diretamente com o presidente do Tribunal de Contas para verificar e melhorar de forma gradativa as informações.
Foi proposto um edital para a contratação de um contador público de 20h.

Estiveram presentes o prefeito de Bela Vista do Toldo e presidente da Amplanorte, Gilberto Damaso da Silveira; o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; o prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp; o prefeito de Papanduva, Dario Shicovski; o prefeito de Porto União, Anízio de Souza e o vice Aloísio Salvatti; o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki; o prefeito de Itaiópolis, José Heraldo Schritke; João Krein e José Roberto Palludo da Logos Assessoria e o secretário executivo da Amplanorte, Helio Daniel Costa.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.