Projeto da escola Rio da Estiva homenageia as etnias do centenário itaiopolense

Por Assessoria - 21/11/2018

Nesta quarta-feira (21), alunos do sexto ano matutino da Escola Municipal Rio da Estiva expuseram no mural da mesma um projeto em homenagem ao centenário da cidade. O projeto foi inspirado em um trabalho da professora Sabrina de Campos, que em 2016 trabalhou com o tema moda e usou fotos para definir cada época. Nesse ano, o professor Mateus Bonez resolveu trazer novamente essa ideia e homenagear um trabalho tão lindo e que deu tão certo.

Nesse conteúdo os alunos estudaram que a cultura é uma criação dos seres humanos, adquirida e desenvolvida socialmente e que a diversidade cultural é uma das principais características dos povos. Reconhecemos que essa diversidade de culturas humanas contribui para que as pessoas respeitem no convívio social e digam não aos preconceitos etnocêntricos. Podemos dizer que todas as pessoas vivem sob a influência de diversas culturas que se transmitem por meio de trocas culturais. Para ilustrar essas trocas culturais desenvolvemos então um projeto com fotos reproduzindo algumas das etnias acima, e trabalhando com a pesquisa de campo sobre as comidas, literaturas, festas tradicionais, músicas, vestimentas e locais de visitação.

Na matéria do sexto ano trabalhamos a diversidade cultural da Roma Antiga, suas vivências, comunicação e toda a construção do Império. Inspirado nas suas origens que no final do século VI a.C trouxeram à tona a luta pelos seus direitos, trabalhamos também a tolerância e o respeito pelo grupo que convivemos e por todas essas etnias que descreveremos abaixo. Os alunos escreveram então sobre cada etnia que lhes foi competida para pesquisa: Alemã, Italiana, Polonesa, Ucraniana, Tropeirismo, Indígenas. 

O trabalho  teve supervisão de Arlete Silva, administradora pedagógica e direção geral de Jocemari Karasinski.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.