Projeto “Ler e Aprender” da escola Rio da Estiva fortalece a importância da leitura

Por Assessoria - 05/12/2018

No sábado (01) a comunidade Rio da Estiva, em Itaiópolis, teve o seu “dia da família na escola” com a apresentação de todas as turmas da escola sobre autores e pensadores brasileiros. Cada turma teve a oportunidade de expor o seu trabalho com base no autor brasileiro escolhido.

Com a direção escolar de Jocemari Karasinski, e supervisão geral de Arlete Silva, o projeto traz a ideia de levar os alunos a lerem mais, estudarem, criarem, e usarem a sua criatividade. “Acreditamos no potencial do futuro, acreditamos no potencial dos nossos filhos e alunos”.

Também houve uma linda homenagem aos professores da comunidade que ficou por conta do Nono Ano, que se despede esse ano para alçar voos mais altos e chegar ao Ensino Médio. Rosas foram entregues com mensagens de carinho e agradecimento pelos anos dedicados e entregues com a alma, sendo uma equipe muito boa de se partilhar e se trabalhar. Intitulado de Projeto Nove, os alunos homenagearam Vinicius de Moraes, lendo o poema “Minha Pátria” enquanto nos dedilhados do aluno Renato Costa e na gaita do aluno Janclei Glonek, versos de “Minha Alma”, do Rappa eram cantados pelo professor Mateus Bonez, os alunos do nono também representaram uma tela de arte ao vivo, fazendo do centro o professor e que a escola é um lugar de oportunidades, de aprendizado e de muita cultura.

A proposta geral do projeto Ler e Aprender é que se incentive o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, tornar-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escuta produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.