Rede Ambiental Embraco realiza oficina para escolas participantes

Por Gazeta de Itaiópolis - 25/08/2016

Embraco

Nos últimos dias 10 e 11 de agosto, a Escola de Educação Básica Amandus Bauer e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Naes), receberam os consultores da Rede Ambiental para a realização de duas oficinas. “O objetivo maior é poder compartilhar os saberes que estão presentes nos conceitos, princípios e técnicas da Permacultura, como uma cultura permanente do meio ambiente. Assim, desenvolvemos de forma teórica e prática uma demonstração destes conceitos que fazem a diferença na construção de espaços educadores mais sustentáveis†– explica Alaide Terezinha Santos, consultora do projeto.

As atividades deram origem em uma visita à escola, quando a direção relatou as ações que estavam sendo realizadas com os professores e alunos, como pesquisas sobre as energias renováveis, confecção de maquetes pelos alunos, assim como as atividades da horta, compostagem e “lixo 0â€. “Percebemos o entusiasmo do grupo de professores e que trazer mais conhecimentos e novas práticas poderia contribuir para fortalecer as ações da escola na Rede Ambiental†– relata Juliano de Paiva Riciardi, também consultor.

A oficina reuniu cerca de 50 pessoas no Naes também, dentre eles alunos e professores. Na manhã do dia 11, eles foram orientados a como fazer uma horta, proteger o solo e aproveitar o espaço disponível. A coordenadora do núcleo, Lenita L. Krul, disse que as atividades do projeto vão além dos muros da instituição. “Nossos alunos adoram participar e ficam inspirados a fazer uma horta em casa. Queremos que sirva de exemplo, que eles vejam que o investimento é baixo e o resultado é prazeroso†– ressalta.

Os consultores exemplificaram durante os encontros, o conteúdo teórico com uma espiral de ervas e temperos – uma horta em três dimensões que possibilita a otimização dos recursos, do espaço, tempo e nutrientes que são mantidos e sustentados de forma pequena, simples e com grande efeito. Além disso, foram disseminados diversos conceitos de ecologia como, nichos, cooperação, auto-organização, flexibilidade, diversidade, bordas, microclimas, padrões da natureza, design, níveis e conservação eficiente de energias.

No dia 22, segunda-feira, será realizada a próxima ação da Rede Ambiental, o qual promoverá uma palestra para todos os professores da rede de ensino de Itaiópolis, que terá como tema “Por que e como ser lixo zero? e Consumo Conscienteâ€.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conheça a Rede Ambiental

A Rede Ambiental Embraco é uma iniciativa compartilhada com as secretarias municipais, 25ª GERED, instituições de ensino, Epagri, Associação Municipal de Mulheres Horticultoras da Agricultura Familiar e outras organizações públicas e privadas, para estimular e apoiar ações socioambientais a serem desenvolvidas pelas instituições de ensino de Itaiópolis.

Em 2015, participaram 20 instituições de ensino da rede municipal, estadual, urbanas e rurais, do ensino infantil, fundamental, médio, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Escola de Educação Especial Irmã Teonilia (APAE).

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.