Vigilância Epidemiológica realizará ação contra a AIDS na próxima terça-feira

Por Gazeta de Itaiópolis - 29/11/2015

Vigilância Epidemiológica realizará ação contra a AIDS na próxima terça-feiraNa próxima terça-feira, 1º de dezembro, a vigilância epidemiológica de Itaiópolis trabalhará em prol da luta contra a Aids. A Vigilância Epidemiológica, juntamente com os postos de saúde do município, convidam a todos para participarem das ações de prevenção que serão realizadas no dia 1º de dezembro, na praça Brasil, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Durante a ação serão distribuídos preservativos, panfletos informativos e orientações sobre a doença, além da realização do teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

Os organizadores da ação alertam aos que tiveram relações sexuais sem o uso do preservativo, passou por transfusão de sangue ou se contaminou com objetos perfuro cortantes e tem dúvidas sobre a doença, que compareçam a praça Brasil para realizar um teste rápido com resultado do exame na hora e gratuito. Caso o cidadão queira realizar o teste rápido e não possa ir neste dia, é indicado que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e agende horário com um enfermeiro.

O que é a Aids

A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico através do vírus do HIV, esse vírus ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+).

A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que geralmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

Tratamento para a Aids

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma vez adquirido o vírus, não tem cura, porém os portadores de HIV dispõe de tratamento oferecido gratuitamente pelo governo. Ao procurar atendimento de saúde, o paciente terá acesso ao tratamento antirretroviral.

Esse tratamento permite prolongar a sobrevida do paciente e melhorar sua qualidade de vida pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. Esse tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como a Aids é transmitida

– Relação sexual sem camisinha (podendo ser oral, anal ou vaginal)

– Transfusão de sangue;

– Compartilhamento de seringas com agulhas contaminadas;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Gravidez (a mãe pode transmitir para o bebê durante a gestação)

– Aleitamento materno;

– Acidente com material pérfuro-cortante, ou contato com secreções de pessoas contaminadas.

Como a Aids não é transmitida

– Relação sexual com uso correto do preservativo;

– Beijo no rosto e na boca;

– suor ou lágrima;

– picada de inseto;

– aperto de mão e abraço;

– Sabonete/ toalha ou lençóis;

– talheres/copos;

– assento de ônibus;

– piscina;

– Banheiro;

– Doação de sangue;

– pelo ar

Conheça os sintomas da doença

A pessoa pode ser apenas portadora do vírus do HIV por anos e não apresentar sintomas, mas quando inicia os sintomas, começa com:

– Fraqueza, pode apresentar febre;

– Emagrecimento;

– Diarréia prolongada sem causa aparente;

OBS: Em estágio mais avançado da doença pode aparecer outros sinais e sintomas.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.