Alunos da Educação Infantil de Mafra aprendem sobre profissões

Por Assessoria - 13/08/2019

“O que é que vou ser” foi o tema trabalhado na primeira quinzena de agosto por 22 escolas da rede municipal de Mafra, do berçário ao jardim II, seguindo os temas norteadores propostos pela Secretaria Municipal de Educação. Ele visa despertar a curiosidade e conhecimento sobre o mundo do trabalho, oportunizando conhecimento sobre as diversas profissões e sua importância para a sociedade.

As escolas utilizaram a liberdade para escolher como trabalhar, e o que chamou a atenção foi a criatividade. Foram convidados profissionais das mais diferentes profissões para conversarem com as crianças destacando a importância de todas elas para se viver em comunidade. Em algumas escolas as crianças vivenciaram experiências como profissionais de cozinha, da moda e outros como os realizados nos CEIM Breno Cauan Garcia, Ana Rank, Vila Nova, Sara Rosa Rodrigues e Anjo da Guarda.

TODAS AS PROFISSÕES SÃO IMPORTANTES

O CEIM Breno Cauan Garcia levou até a escola alguns profissionais, como o eletricista Daniel Augustin, que além de contar um pouco da sua profissão também alertou sobre os perigos relacionados à eletricidade; a enfermeira Cibele Martins Varela, que conversou sobre saúde e o historiador Onírio Medeiros Junior, que falou sobre o Japão.

A escola destacou a importância das profissões. “Todas as profissões são importantes para nossas vidas, pois dependemos uns dos outros. Além disso, devemos respeitar todas elas, pois nos auxiliam em nossas vidas”. Explicou aos alunos que o agricultor é muito importante, pois sem ele não teríamos os alimentos para comer. “Mas se não tivéssemos o motorista de nada adiantaria plantar, pois os alimentos não chegariam até os supermercados”. E lembrou de profissões fundamentais, como  a dos responsáveis pela limpeza das vias públicas. “Imagine se não existissem esses profissionais para fazer a limpeza de nossas cidades, como estas ficariam sujas, cheias de lixos acumulados, mal cheirosas, onde as doenças se espalhariam com muito mais facilidade”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O CEIM Sara Rosa Rodrigues realizou atividades relacionadas ao tema, como um desfile com alunos do maternal I caracterizados das diferentes profissões.

MÉDICOS, ENFERMEIROS, CABELEIREIROS E ARTISTAS PLÁSTICOS

No CEIM Ana Rank os alunos do jardim II receberam a visita dos enfermeiros do ESF Espigão do Bugre, Juciléa e João, proporcionando vivências sobre a profissão que exercem. Os alunos do jardim II matutino e jardim I vespertino visitaram o Salão Moça Bonita, onde conheceram o trabalho de uma cabeleireira. E o jardim I matutino vivenciou a profissão de cozinheiro, participando da produção de pizzas.

No CEIM Vila Nova a proposta foi despertar a curiosidade e o conhecimento sobre o mundo do trabalho nas diferentes profissões, dentre elas a de médico e de artista plástico. O CEIM Anjo da Guarda levou bombeiros para falar sobre sua profissão.

O setor de Educação Infantil da Secretaria parabenizou todas as escolas e seus professores pela criatividade e profissionalismo com que trabalharam o tema “O que é que vou ser”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.