Alunos da EMEB Augusta Vitória descobrem os sons do Agogô

Por Assessoria - 05/08/2022

O som produzido pelo Agogô foi a novidade apresentada aos alunos do pré-escolar e maternal, gerando curiosidade e encantamento, emoções expressadas nos rostos das crianças ao tocarem pela primeira vez naquele instrumento. Essa experiência inusitada foi proporcionada pelo professor de Artes, Gabriel de Paula, aos alunos de turma bisseriada de pré-escola e maternal, na EMEB Augusta Vitória. O Agogô é um instrumento musical afro-brasileiro com duas campânulas de ferro percutidas por vareta de metal ou madeira.

A atividade com instrumentos musicais proposta pelo professor está atraleda à disciplina de arte e musicalização na Educação Infantil. Ele utilizou-se de uma sequência de atividades lúdicas com o uso de diversos instrumentos, em especial o Agogô.

Universo sonoro

O projeto “Musicalização na Educação Infantil: reconhecendo e experienciando o universo sonoro que nos rodeia”, desenvolvido por Gabriel de Paula teve por finalidade proporcionar a  identificação e reconhecimento dos sons do cotidiano das crianças, em especial o de instrumentos musicais.

O uso do  Agogô teve por finalidade o desenvolvimento das partes motoras, cognitivas e afetivas dos alunos pelo manuseio e exploração do instrumento:

Motora – que produz ou transmite movimentos, corporais no caso;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cognitiva – processo de aprendizado, adquirir conhecimento;

Afetiva – inteligência emocional, nas relações com o outro e o coletivo.

Outra finalidade do projeto foi ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos através da apreciação e experimentação dos instrumentos musicais preferencialmente   utilizados na Música Popular Brasileira -MPB

Este Projeto Merece Aplausos

A partir deste ano iniciamos a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplauso”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.