Aprovado em Mafra projeto de lei que cria o dia em memória às vítimas do Holodomor

Por Gazeta de Riomafra - 15/07/2018

Na última terça-feira, 10 de julho, o projeto de lei nº 17/18 que institui o dia em Memória às Vítimas do Holodomor foi aprovado na Câmara de Vereadores de Mafra.

Ainda na sessão ordinária de segunda-feira, 09 de julho, foi explicado que o Holodomor foi o genocídio contra o povo ucraniano entre 1932 e 1933 pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob o comando de Josef Stalin. A população do país teve que enfrentar a falta de comida por uma política agrícola conduzida por Stalin, em que a meta de produção tinha que ser cumprida mesmo que a colheita não tivesse sido boa.

Assim, os ucranianos foram obrigados a entregar seus suprimentos alimentícios para atender as metas da URSS. Com a escassez de comida, calcula-se que cerca de 13 milhões de pessoas morreram e quase 30% eram crianças menores de 10 anos.

No projeto de lei, fica instituído o quarto sábado de novembro para homenagear as vítimas do Holodomor. Em diversos países, esse dia é utilizado para homenagear as vítimas e também se lembrar de ações que não devem mais existir.

Os vereadores apoiaram a iniciativa e também destacaram a importância da divulgação deste crime contra a humanidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.