Artesão mafrense cria instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 06/09/2017

Mafra está comemorando seu primeiro centenário com muita história para ser contada e preservada. Na longa trajetória da cidade é possível encontrar moradores com grandes talentos artísticos, fazendo com que a prática da arte seja um dos destaques nas comemorações dos 100 anos de Mafra. Exemplo disso é o artesão Alessandro Antonio Evaristo, de 42 anos, morador do bairro Restinga, que constrói instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis.

Para a confecção de um violão e uma mini harpa, por exemplo, o artista utilizou um raio de bicicleta para gerar as tarrachas e trastes, cano de ferro e cano de água para criar o braço do instrumento e balde de plástico e MDF para a caixa acústica. Também utilizou o cabo de aço do freio de mão e trocador de marchas de uma bicicleta, além de fios de cobre para a elaboração das cordas dos instrumentos.

Ao portal Click Riomafra, Alessandro contou que começou a aprender a tocar violão com 14 anos de idade com seu pai, Josemar Antonio Evaristo. Com o passar dos anos, foi se aperfeiçoando na arte de tocar violão e começou a pensar em como fazer seu próprio instrumento. Começou então, fabricando um violão, sendo que demorou dois anos para termina-lo. Entre erros a acertos, sua versão final ficou concluída. Alessandro decidiu também fazer uma mini harpa com 38 cordas, que também levou cerca de dois anos para ficar pronta. Por ser um hobby e não ter um prazo específico para terminar, os instrumentos levam algum tempo para serem finalizados.

Alessandro trabalha como motorista de ônibus na empresa Santa Clara. Para a confecção dos instrumentos, o artesão conta com o apoio da esposa. “Por ser um hobby, os instrumentos são feitos por mim, mas sempre tem um toque especial da minha amada esposa Clair Fernandes Cordeiro Evaristo”, comentou.

Os instrumentos musicais são confeccionados apenas para exposição. Atualmente, o violão e a mini harpa podem ser vistos na Barbearia Girardi, localizada em anexo ao Posto Kaliski no Alto de Mafra, na Rua Siqueira Campos, nº 27.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.