Assejuma realiza evento comemorativo ao Centenário de Mafra

Por Assessoria - 05/10/2017

A Comarca de Mafra realizou na última terça-feira (03) evento Comemorativo ao Centenário de sua Instalação. A solenidade ocorreu no auditório do Sicoob Credinorte e contou com a presença de grande público.

A Associação dos Servidores e Auxiliares da Justiça de Mafra (ASSEJUMA), organizadora do evento, relembrou a história através de breve palestra ministrada pelo historiador e pesquisador professor Sandro César Moreira da Universidade do Contestado. A solenidade trouxe ainda, o reconhecimento aos antepassados e pioneiros deste Município, bem como aos Serventuários e Autoridades Judiciais, Militares e Municipais.

O resgate do texto da primeira ata da Comarca de Mafra, documento original que relata a sua instalação, foi transformado em homenagem para os pioneiros através de seus descendentes. Presentes ao ato com grande emoção a neta do pioneiro Jovino Lima, o cidadão que em 1917 redigiu o histórico documento, senhora Eliane de Araújo Lima. Também receberam homenagens o bisneto do Coronel José Severiano Maia, o senhor Diogo José Maia Camargo e o neto do pioneiro João Braz Moreira, o senhor Timotheo Braz Moreira Filho. A histórica ata ainda identifica algumas das lideranças locais no ano de 1917.

Cem anos de história e serviços prestados à comunidade. Para o presidente da Assejuma, o evento além a memória histórica, relembra o quanto todos nós somos responsáveis pela organização da sociedade, com atos de Justiça que promovam a paz social e o desenvolvimento com cidadania.

Na ocasião foi lançado, em parceria da Prefeitura de Mafra e Assejuma, o Edital de Concurso Educacional “Centenário de Mafraâ€, envolvendo as escolas do município, onde os melhores trabalhos serão expostos no Fórum da Comarca de Mafra, além de premiação para os primeiros colocados em cada modalidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.