Assejuma realiza evento comemorativo ao Centenário de Mafra

Por Assessoria - 05/10/2017

A Comarca de Mafra realizou na última terça-feira (03) evento Comemorativo ao Centenário de sua Instalação. A solenidade ocorreu no auditório do Sicoob Credinorte e contou com a presença de grande público.

A Associação dos Servidores e Auxiliares da Justiça de Mafra (ASSEJUMA), organizadora do evento, relembrou a história através de breve palestra ministrada pelo historiador e pesquisador professor Sandro César Moreira da Universidade do Contestado. A solenidade trouxe ainda, o reconhecimento aos antepassados e pioneiros deste Município, bem como aos Serventuários e Autoridades Judiciais, Militares e Municipais.

O resgate do texto da primeira ata da Comarca de Mafra, documento original que relata a sua instalação, foi transformado em homenagem para os pioneiros através de seus descendentes. Presentes ao ato com grande emoção a neta do pioneiro Jovino Lima, o cidadão que em 1917 redigiu o histórico documento, senhora Eliane de Araújo Lima. Também receberam homenagens o bisneto do Coronel José Severiano Maia, o senhor Diogo José Maia Camargo e o neto do pioneiro João Braz Moreira, o senhor Timotheo Braz Moreira Filho. A histórica ata ainda identifica algumas das lideranças locais no ano de 1917.

Cem anos de história e serviços prestados à comunidade. Para o presidente da Assejuma, o evento além a memória histórica, relembra o quanto todos nós somos responsáveis pela organização da sociedade, com atos de Justiça que promovam a paz social e o desenvolvimento com cidadania.

Na ocasião foi lançado, em parceria da Prefeitura de Mafra e Assejuma, o Edital de Concurso Educacional “Centenário de Mafra”, envolvendo as escolas do município, onde os melhores trabalhos serão expostos no Fórum da Comarca de Mafra, além de premiação para os primeiros colocados em cada modalidade.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.