
Nessa segunda-feira (04), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) até o dia 5 de junho.
Após dar inÃcio à campanha, no dia 23 de março, a Secretaria Municipal da Saúde já aplicou 9728 doses referentes à primeira etapa, composta por idosos com 60 anos, profissionais da área de saúde e população indÃgena.
Foram aplicadas 8473 doses dentro da estimativa de 5928 idosos feita pelo IBGE, o que permitiu superar a meta de cobertura vacinal, que atingiu 142,93%. O mesmo ocorreu com a meta estipulada ao grupo de profissionais da saúde, com cobertura vacinal de 122,43%. Vale lembrar que no municÃpio a vacinação do idoso foi em domicÃlio, evitando que o mesmo se deslocasse de sua residência para tomar a vacina.
A segunda fase, que se encerra nesta última sexta-feira, 08, incluiu profissionais de força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissÃveis e outras condições clÃnicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, e profissionais de transporte público (motoristas e cobradores).
PRORROGAÇÃO
Com o anúncio da prorrogação da vacinação, a terceira e última fase da campanha, terá inÃcio na segunda-feira, 11, e será dividida em duas etapas:
– Dentre os dias 11 a 17 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência.
– A partir de 18 de maio a 5 de junho as vacinas serão voltadas aos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas.
O Dia D, que estava programado para este sábado, 09, foi cancelado.
VACINE-SE
A orientação da Vigilância Epidemiológica é quem for tomar a dose deve procurar uma das 10 salas de vacina do municÃpio credenciadas, levando a carteirinha de vacinação. As salas estão alocadas nas seguintes Unidades de Saúde da FamÃlia: