CEMMA trabalha Alimentação Saudável com alunos do 1º ano

Por Assessoria - 26/06/2018

Para mudar hábitos alimentares, mantendo o foco na alimentação saudável, tanto nas escolas da rede municipal de ensino, quanto nos lares dos alunos, aconteceu na última quinta-feira (21), mais uma palestra sobre Educação Alimentar, dirigida aos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA).

O tema Alimentação Saudável, abordado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Giovana Andréa Zanini Kundlatsch faz parte do conteúdo que está sendo estudado pela turma, e ao mesmo tempo vai ao encontro do projeto que a escola está participando, do FNDE, em sua 2ª edição, que é a “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional”. Este visa incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar Nutricional e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas publicas.  Esta edição será composta de quatro etapas com os temas “Comida de verdade na escola”, “Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar”, “Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil” e “Envolvimento da família na alimentação escolar”.

PROMOÇÃO DA MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES

São atividades paralelas que buscam a mesma finalidade, explicou a Nutricionista Giovana, que, além de educar as crianças quanto a uma alimentação mais saudável, ainda, promove a mudança de hábitos alimentares nas próprias casas, uma vez que o aluno comenta no lar e repassa, dentro das suas condições, o que aprenderam.

Ela destacou ainda outra ação que a escola vem realizando no cotidiano, que é divulgar o cardápio do dia ou da semana, em lousas distribuídas na escola e no aplicativo Positivo ON para as famílias, para que todos possam ver o que a unidade está ofertando na hora do lanche, dando total visibilidade à merenda escolar. “Nós somos obrigados a fazer divulgação dos cardápios da merenda escolar, de acordo com o parágrafo 8º do artigo 14, da Resolução nº 26/2013,  o que já realizamos através do site www.mafra.sc.gov.br do município, mas muitas vezes isso não é o suficiente e as  escolas também são orientadas a divulgar via agenda do aluno”, explicou, enaltecendo a iniciativa do CEMMA, tanto no que se refere à divulgação, quanto ao interesse em melhor trabalhar o tema junto aos seus alunos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A diretora da escola, Marilei Coutinho explicou que constantemente trabalham com os alunos a importância de uma alimentação adequada  e sabem que a escola é um agente fundamental neste sentido. “Através da participação do CEMMA na Jornada de Educação Alimentar Nutricional e dando sequência aos trabalhos realizados no início do ano, estamos implantando a horta escolar, promovendo desta forma que os alunos participem do processo de limpeza, organização e cultivo da mesma”, declarou.

A Secretaria de Educação, Estela Maris Bergamini Machado destacou que essas ações são importantes para troca de experiências e constatar o quanto a alimentação escolar da sua unidade – e do município como um todo- está de acordo com os ditames de uma alimentação saudável, balanceada e voltada para as necessidades nutricionais dos  alunos mafrenses. “Quanto a forma como trabalham os conteúdos, elas variam conforme a escola, que escolhe diferentes formas de abordar os temas, todas com muito cuidado e carinho para que o aluno os assimile da melhor maneira possível, como ocorreu com a palestra com a Nutricionista da Secretaria de Educação”, concluiu.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.