Centro de Mafra e Vila Ferroviária também terão a “Rede de Vizinhos”

Por Gazeta de Riomafra - 14/03/2018

Está marcada para hoje, às 19 horas, na Fina Festa, a reunião para viabilizar a implantação da “Rede de Vizinhos” na área central da cidade e na Vila Ferroviária. O projeto Rede de Vizinhos, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem o objetivo de combater o aumento dos furtos nas suas regiões de atuação. Hoje Mafra possuí três células da Rede, uma na Vila Nova, uma na Vila Ivete e uma no bairro Vista Alegre.

A Rede de Vizinhos além de melhorar a relação de proximidade entre a PM e a comunidade, tem como objetivo principal a prevenção de crimes contra o patrimônio, onde a população auxilia as forças de segurança a coibirem a ação de marginais.

Entre outros pontos que a Rede de Vizinhos apresenta, cada residência atendida pelo projeto, recebe uma placa indicativa de participação no programa. A placa auxilia a garantir um reforço de segurança no ambiente, pois mostra que aquele local é monitorado, inibindo o infrator no caso dos chamados “crimes de oportunidade”.

REDE DE VIZINHO DA PMSC

A intenção do programa “Rede de Vizinhos’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Melhorando a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o
sucesso o programa:
1 – Participação Policial Militar: O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede;

2 – Reunião de sensibilização: Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes;

3 – Rede de comunicação: Estabelece um canal de comunicação entre os membros
da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação;

4 – Reunião de implantação: Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC;

5 – Método Iara: Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos; e
6 – Governança: Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

COMO CRIAR REDE DE VIZINHOS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

1 – Mobilize seus vizinhos;

2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o
comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de
Vizinhos PMSC para a localidade.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.