Chuva de granizo: decretada situação de emergência em Mafra

Por Redação Click Riomafra - 29/12/2021

O prefeito Emerson Maas decretou situação de emergência em razão da tempestade local que atingiu o município no dia 26 de dezembro, afetando áreas urbanas e rurais.

Além de chuva forte, o evento foi acompanhado de granizo, provocando estragos em residências e lavouras. Na ocasião a defesa civil do município foi acionada para prestar toda assistência às famílias as afetadas.

O decreto número 4.751, de 27 de dezembro de 2021 ressalta que foram constatadas destruição total ou parcial da cobertura de aproximadamente 800 casas e devastação parcial ou total de plantações de tabaco, milho, soja e outros grãos.

Ainda conforme o decreto a estimativa dos danos está sendo estimada.

A Defesa Civil de Mafra está iniciando a entrega de telhas de fibrocimento (popular Eternit) para famílias que tiveram suas residências danificadas pela forte e recente chuva de granizo.

As entregas serão feitas com o apoio do Exército. As famílias que precisam das telhas precisam realizar o cadastro na Defesa Civil de Mafra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Defesa Civil orienta que todas as solicitações, avisos de alagamento e pedidos de ajuda devem ser concentradas nesse departamento, para que as informações sejam distribuídas de forma adequada.

Se você precisa de auxilio com telhas ou lonas verifique os critérios para o pedido:

– Documentos pessoais
– Comprovante de endereço
– Fotos do local afetado

IMPORTANTE: não estão sendo fornecidos materiais para coberturas de garagem ou comércio, apenas para área de moradia das casas.

O cadastro pode ser feio na sede da Defesa Civil das 8h às 17h na Rua Dr. José Boiteux, 41 – Centro. Por telefone (47) 3643-7742 ou então pelo e-mail: cadastrodefesacivil@gmail.com

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Mafra, atingida por forte temporal na noite de domingo, as equipes da Defesa Civil começaram a executar os trabalhos de apoio aos atingidos. O levantamento realizado até a tarde desta segunda-feira aponta que cerca de mil casas foram atingidas. Além disso, há registros de danos em plantações de milho, soja e fumo. A prefeitura decretou situação de emergência.

Imagens: divulgação/redes sociais

O calor e a umidade, além da aproximação de um ciclone extratropical, mudaram o tempo em Santa Catarina no último domingo.

A chuva iniciou à tarde entre as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, avançando entre o final do dia e início da noite até as regiões do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

Os temporais causaram uma série de transtornos em diversas regiões. Em alguns bairros de Rio Negro-PR e Mafra, imagens registram fortes chuvas de granizo. Várias residências foram danificadas e ficaram sem energia elétrica, além de plantações e carros.

O prefeito de Mafra, Emerson Maas, fez uma transmissão nas redes sociais fazendo um apelo para que a população e lojas façam doação de lonas para ajudar as famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva de granizo. Estima-se que mais de 3 mil famílias foram afetadas.

O telefone de contato da Defesa Civil de Mafra é o 47 3643-7742.

De olho nos preços

A Prefeitura de Mafra orienta aos consumidores que peçam nota fiscal e denunciem casos de abuso no Procon, que reforça: “o aumento sem justa causa do preço de um produto pode ser considerado prática abusiva”. O Procon está de plantão e conta com a ajuda da população para identificar os casos.

Basta o consumidor ligar para o telefone (47) 9215-9979. O Procon de Mafra é um órgão vinculado à Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania.

Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Foto: Bruna Perosa
Foto: Pedro Lucas Batista
Foto: Pedro Lucas Batista
Foto: Pedro Lucas Batista
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.