Com uma frota de 33 mil veículos, trânsito em Mafra já fez 333 vítimas este ano
Os dados são preocupantes. Atualmente circulam no município cerca de 30 mil veículos. Neste ano, até o momento já foram registrados 333 acidentes em Mafra, onde 137 vítimas tiveram lesões corporais. Os motociclistas são as maiores vítimas do trânsito riomafrense, 11 acidentes nove são motos. As ruas Nereu Ramos, Tenente Ary Rauen, Felipe Schmidt e Frederico Heyse, registram o maior número de ocorrências. Enquanto isto o estacionamento rotativo não sai do papel
Há 8 anos
Por Gazeta de Riomafra

Recentemente o comandante interino da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa), major Marcelo Pereira, foi o orador da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Mafra. O assunto em debate foi a Semana Nacional de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a diferença no trânsito”.

O major Marcelo explicou que a Gemfa junto à Polícia Rodoviária realizaram atividades para os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Mafra e também do município vizinho, Rio Negro. Ao todo foram mais de mil crianças que visitaram e tiveram aulas sobre educação no trânsito.

Somando ao debate, o major Marcelo apresentou dados interessantes do trânsito mafrense. Hoje a frota municipal supera os 30 mil veículos, destes quase 20% (sete a oito mil), estão com a documentação vencida, um índice muito grande, onde é o maior índice de autuações de trânsito em Mafra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O índice de acidentes no município também é fator muito preocupante, até setembro de 2016, foram registrados 339 acidentes com danos materiais com 132 vítimas em Mafra. Neste ano e no mesmo período, a PM registrou 333 acidentes com danos materiais e 137 vítimas, sendo que um óbito foi registrado de um motociclista em agosto. O dado mais assustador está relacionado aos motociclistas, onde dos 11 acidentes com vítimas, nove são de motociclistas. “Se você tem uma moto em Mafra se cuide, pois a probabilidade de se envolver num acidente no trânsito de Mafra é altíssima” alerta o major Marcelo.

No mês de agosto ocorreram 31 blitz, 27 acidentes sem vítimas, 11 com vítimas, 1 com óbito (motociclista) e 206 autuações de trânsito.

As ruas centrais (Nereu Ramos, Tenente Ary Rauen, Felipe Schmidt e av. Frederico Heyse) têm o pico dos principais acidentes de trânsito. Também muitas placas mal sinalizadas e ausência delas, contribuem com as causas de acidentes. Um local citado pelo major Marcelo é o cruzamento da rua marechal Floriano Peixoto com a rua São João Maria (Posto de Saúde) onde ocorrem muitos acidentes por falta de sinalização. Outros cruzamentos também foram elencados, como a Cassias Pereira com a Gustavo Friedrich (Mig Vila Nova); Germano Neudorf com a Gustavo Friedrich; Cassias Pereira com a Nereu Ramos (UnC). Já outras vias e cruzamentos sem as devidas placas de sinalização preferencial como a ruas Independência com a José Boiteux; Vitorino Bacelar com a antiga Prefeitura, também causam acidentes e dúvidas dos condutores.

Segundo o comandante, neste ano, a Polícia Militar trabalhou a Semana Nacional do Trânsito com o foco “como cada pessoa pode mudar o trânsito”.  Para ele, cada ação faz a diferença e evita os temidos acidentes, como parar na faixa de pedestre, dar a preferência, usar cinto de segurança, não falar ao celular e dirigir, não dirigir alcoolizado e transportar as crianças adequadamente e tantas outras.

Além disto, o comandante destacou que é preciso pensar nas mudanças no trânsito mafrense. Sejam a elaboração de vias alternativas, contornos viários, ajustes e novas regras para as ruas da cidade, inclusive a implantação do trânsito rotativo. O major Marcelo enfatiza que é essencial criar um trânsito mais humano e elaborar um planejamento alinhado ao crescimento dos veículos e da própria cidade.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO NÃO SAI DO PAPEL

Há mais de 10 anos se fala em estacionamento rotativo em Mafra, nos últimos anos o mesmo já voltou duas vezes para Câmara e retornou ao executivo, onde até não houve uma evolução na implantação do mesmo, onde falta inclusive a licitação para a implantação do mesmo.

Segundo mencionado na sessão da Câmara, o projeto deverá voltar a tramitar no legislativo na próxima semana.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.