Acontece hoje e amanhã no auditório do Sicoob Credinorte o Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, promovido pela PolÃcia Civil.
Evento destinado principalmente para os participantes da Rede de Proteção a Mulher que reúne integrantes de diversos órgãos multidisciplinares – assistência social, educação, justiça, saúde e segurança.
O Seminário faz parte do programa PC por ELAS da PolÃcia Civil, da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) e da Academia da PolÃcia Civil (Acadepol).
Serão mais de 12 palestras destinadas aos homens e as mulheres com o objetivo de trazer informações e conhecimento para os profissionais que atuam com vÃtimas de violência para que atuem em equipe.
Segundo dados da PolÃcia Civil, no estado 3.886 homens foram presos em flagrante por violência doméstica neste ano. O feminicÃdio aumentou comparado ao ano de 2018, até o momento 43 mulheres foram assassinadas. Em Mafra, neste ano, foi registrada apenas uma tentativa de feminicÃdio, caso que já foi solucionado.
Porém, segundo o delegado da PC de Mafra, que já trabalhou em outras comarcas, inclusive a do vizinho municÃpio de Canoinhas, tranquiliza a população mafrense, que segundo ele o vizinho municÃpio de Canoinhas que têm população equivalente existem bem mais casos, tanto de violência contra mulher, quando tentativas de homicÃdios e demais ocorrências policiais.
Tanto a PC quanto a PM, entendem que o aumento dos casos estão relacionados a divulgação deles, ou seja, quanto mais se fala no assunto na mÃdia, mais aumenta mais os casos.
350 INQUÉRITOS INSTALADOS NA DPCAMI DE MAFRA
A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMI de Mafra tem hoje cerca 350 inquéritos instalados, na maioria ocorrências de lesão corporal e ameaças contra mulher. Com a atuação da PolÃcia Militar, que atua diretamente no campo, no ano a estimativa é de se chegar a 850 a 1200 casos. Segundo as duas forças de segurança o aumento dos casos é devido a divulgação.
O Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres vai iniciar às 7:30h com o credenciamento, após a abertura acontece à primeira palestra ministrada pelo delegado Regional de Mafra, Alan Pinheiro de Paula e pela psicóloga policial Mellize Cardoso que abordarão o tema ‘Porque estamos falando disso?’, após serão apresentadas mais sete palestras. Amanhã serão mais nove palestras, entre elas uma mesa que vai discutir a alienação parental.