Comecinho de Vida ensina história por meio do projeto “Olhares sobre Mafra”

Por Assessoria - 02/05/2016

O Jardim II do Centro de Educação Infantil Comecinho de Vida desenvolveu o projeto “Olhares sobre Mafra”, visando resgatar a história da cidade, através de documentos, fotos, cartões, depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da mesma e passeio pelos pontos turísticos da cidade. Os alunos observaram que não existe uma história completa, cada pessoa tem sua história, suas emoções. “Os depoimentos das senhoras Denise Feltrin e Rosa Maria Pelin Ribeiro, convidadas que fazem parte da comunidade do bairro do Passo, ajudaram a entender melhor a nossa cidade e sua dinâmica, além de comprovar que deixamos através de nossas ações, legados importantes para as próximas gerações”, explicaram as professoras Liz Helena Costa, Claudia Schiessel e Giovana Treml.

Elas destacam ainda que se comprovou na prática, através da parceria com o Transporte Escolar – AGATER, o elucidado nas falas das voluntárias. “A visita nos principais pontos turísticos como Igreja São José, Ponte Metálica, Prefeitura Municipal de Mafra, Transporte Ferroviário entre outros, ampliou os conhecimentos e vivências das 117 crianças, de forma significativa e lúdica”. Já o presidente da AGATER, Dioni Pitter Borges, afirmou que ficou feliz em ajudar a manter viva a memória, valorizando a história de nossa cidade.

Segundo a equipe diretiva esse trabalho mostrou muitos “olhares” sobre a história de Mafra, bem como teve importância relevante na preservação da memória da comunidade na qual os moradores estão inseridos, principalmente por ser uma das formas de construir e valorizar a história de lugares e pessoas. “Concluímos que somos a prova fidedigna de que nossa cidade é formada pela diversidade de olhares, sentimentos, etnias, costumes, crenças, cada qual com sua importância, e juntos construindo um lugar melhor para se viver”, finalizaram.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.