Conscientização da importância da doação de órgãos aconteceu em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 16/03/2017

Durante a tarde da última terça-feira colaboradores do Hospital de Mafra realizaram no semáforo da pça. Hercílio Luz uma panfletagem com a intenção de sensibilizar a população sobre a necessidade e a importância da doação de órgãos.

Segundo dados de 2016 o Brasil obteve aumento de 3,5%, atingindo 14,6 doadores por milhão de população (pmp). Cinco estados destacaram-se na doação de órgãos (percentual em relação a 2015):

– SC (36,8 pmp) – aumento de 22%
– PR (30,9 pmp) – aumento de 42%
– DF (25,7 pmp) – queda de 9,5%
– RS (25,2 pmp) – aumento de 15%
– CE (24,9 pmp) – aumento de 6%

Os números dos estados acima estão próximos dos países com destaque na doação: Espanha (39,7 pmp); Croácia (39,0 pmp); Bélgica (32,4 pmp); Portugal (28,6 pmp) e EUA (28,5 pmp).

Infelizmente existe uma disparidade geográfica, enquanto a região sul do país tem 30,1 doadores pmp, a região norte possuí apenas 3,5 doadores pmp (região sudeste 15,5 pmp; região nordeste 9,9 pmp; região centro-oeste 9,6 pmp). Ainda existe estados que não registraram doação de órgãos no ano passado: Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Amapá

Os dados também apontam que houve leve redução na recusa familiar no país, porém o índice ainda é alto. Hoje, 43% das famílias brasileiras entrevistadas não autorizam a doação dos órgãos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Por isso a importância da ação desenvolvida ontem pelo HSVP que entregou panfletos aos motoristas e pedestres, onde as pessoas podem ter acesso a informações importantes e tirar as dúvidas mais frequentes, como:

COMO POSSO SER DOADOR?

Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

QUE TIPOS DE DOADOR EXISTEM?

Doador vivo – Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador cadáver – São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?
Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

PARA QUEM VÃO OS ÓRGÃOS?

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

COMO POSSO TER CERTEZA DO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA?

Não existe dúvida quanto ao diagnóstico. O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar.

APÓS A DOAÇÃO O CORPO FICA DEFORMADO?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

Segundo os organizadores da ação a panfletagem de ontem faz parte das ações desenvolvidas durante o ano que buscam conscientizar a população sobre a doação de órgãos. Além de panfletagem eles promovem palestras em escolas, empresas, entre outras atividades.

Na panfletagem foi divulgado ainda os contatos para aqueles que querem mais informações para se tornar um doador: Disque saúde 0800 61 1997, Central Nacional de Transplantes 0800 6646 445, ABTO (11) 3283-1753/3262-3353; www.abto.org.br; www.sctransplantes.saude.sc.gov.br; e facebook.com/doeorgaos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.