Conscientização foi o objetivo da mobilização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Com panfletagem na praça Lauro Müller e no Posto Fiscal da BR-116 a Assistência Social/CREAS de Mafra distribuiu material para os motoristas
Há 9 anos
Por Gazeta de Riomafra

O “não” ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente foi lembrado na última quinta-feira, 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – pela Secretaria Municipal de Assistência Social/CREAS. Por meio de ações de panfletagem, o evento teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de crianças e adolescentes.

Durante o dia, a Secretaria, com apoio de órgãos como Polícia Militar e Rodoviária Federal se mobilizou para entregar a motoristas e pedestres o panfleto alusivo à data contendo o slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, além de várias informações sobre o assunto, bem como os telefones para denúncia. A ação aconteceu em dois períodos, das 9h30min às 10h30min e das 14h30min às 15h30min na Praça Lauro Müller e também Posto Fiscal da BR-116, Km1. Também foi apresentado teatro educativo com a peça “Vem Ver Maria”, nas EMEF Campo da Lança e EMEF São Lourenço.  Elas receberam palestra sobre do tema da campanha, que foi organizada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

A secretária da pasta, Kátia Borges Saliba, destacou a importância da conscientização das pessoas sobre o tema da campanha. “É o momento de divulgarmos para o maior número de pessoas. Pedimos que estas, quando se depararem com quadros de violência contra crianças e adolescentes, que denunciem, que nos procurem ou ao Conselho Tutelar”, declarou, lembrando que comportamentos de crianças fora da normalidade podem esconder algum tipo de problema ou abuso.

NÚMEROS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com dados do CREAS, foi registrado em Mafra no primeiro quadrimestre deste ano o encaminhamento de 22 crianças e adolescentes, vítimas de algum tipo de violência. Para atendimento dessas ocorrências conta com uma equipe de profissionais composta por 2 Psicólogas, 1 Assistente Social, 1 Coordenadora, 1 Motorista, 1 Auxiliar de serviços gerais e 2 Estagiárias. O CREAS fica localizado na Rua Tupinambás, nº 100, com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira das 8h as 12h e das 13h30min as 17h.

COMO DENUNCIAR

Para proteção das crianças e adolescentes em situação de risco, além da prevenção, é preciso que os casos sejam denunciados. Portanto, em qualquer suspeita de caso de violência sexual infantil, o cidadão deve procurar o conselho tutelar (3642-4734), as delegacias especializadas, as polícias militar (190), federal ou rodoviária e/ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Clique na imagem para ampliar:

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.