Constantes ações contra a AIDS são desenvolvidas em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 09/12/2015

Através da divisão de Vigilância Epidemiológica e Estratégias de Saúde da Família, Mafra vem realizando diversas ações em atenção ao dia mundial de combate ao HIV/AIDS – 1º de dezembro. Dentre elas destacam-se, visitas a hotéis, motéis, casas noturnas, Polícia Rodoviária Federal, Clinica de Reabilitação do Município e empresas, sempre divulgando testes rápidos e formas de prevenção da doença, com a distribuição de folders informativos. Os testes rápidos são considerados muito importantes, segundo técnicos na área, para uma detecção e início do tratamento o mais breve possível.

Muitas dessas atividades vêm sendo desenvolvidas desde o mês de outubro, por ocasião das campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero para as mulheres e o mês de novembro, para os homens, para prevenção do câncer de próstata, quando foram realizadas centenas de testes rápidos – Sífilis, Hepatite B e C, e HIV.

ESFs na prevenção

Diversas atividades vêm sendo feitas pelas Estratégias de Saúde da Família nos bairros e localidades do interior, enfatizando que a prevenção para a Aids é tema freqüente no município. E exemplificou: na ESF da Vista Alegre, no dia 24 de novembro, foram atendidos 26 pacientes com palestras, consultas e outras atividades. No Espigão do Bugre e São Sebastião foram atendidos 123 homens, realizados testes rápidos e educação em saúde.  Na ESF da Bela Vista do Sul, no dia 20, foram atendidas 78 pessoas, sendo realizados 42 testes rápidos, além de coleta de sangue para PSA, triglicerídeos e colesterol. No Faxinal foram intensificados testes rápidos para homens, mulheres e também em gestantes nos meses de outubro e novembro e, a ESF da Vila Nova, no dia 1º de dezembro, aproveitando reunião com gestantes no Imbuial, tratou também do tema HIV/AIDS, com ênfase na transmissão vertical – de mãe para filho.

Em todas as atividades houve distribuição de folders com orientações sobre o que é o HIV e a prevenção, sobre como se pega e não se contrai o vírus. Também recomendam como medida principal para se evitar a contaminação o uso de camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.

Dados de Mafra

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530 mil.  Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

O Programa está instituído no município de Mafra há mais de 20 anos. Atualmente localiza-se na rua Marechal Floriano Peixoto, anexo ao Núcleo Materno Infantil.  Hoje há 100 pacientes efetivamente em tratamento para a doença. Os profissionais  de saúde alertam que  o tratamento eficaz pode significar que pessoas vivendo com HIV não sejam infecciosas e tenham uma expectativa de vida normal, se forem diagnosticados e tratados em tempo.

Todas as unidades de saúde do município de Mafra dispõem hoje de testes rápidos para a detecção do HIV, Hepatite B e C e Sífilis. O teste rápido é realizado com duas gotas de sangue e o resultado é disponibilizado em 15 minutos

O que é AIDS

AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana. Caracteriza-se pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como o HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres.

Como o HIV, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);

– Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;

– Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;

– Transfusão de sangue contaminado com o HIV;

– Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.