Corpo de Bombeiros Mafra “pede socorro”

Por Gazeta de Riomafra - 16/03/2017

Em outubro de 1974 foi instituído, através de lei estadual, a Estação de Bombeiros em Mafra. Na época comemorada pela população mafrense no dia da sua inauguração, 12 de março de 1975.

Diferente daquele tempo a população de Mafra deve ficar apreensiva com o futuro da corporação na cidade. Hoje o efetivo de Bombeiros Militares é 20% menor do que em 1975 e essa porcentagem pode subir para 40% neste ano. A queda do efetivo é devido à saída dos BMs para a reserva – aposentadoria – por tempo de serviço.

Agora em 2017 se nada for feito o pelotão deverá contar com apenas 15 bombeiros para executar os trabalhos administrativos e atender as ocorrências. Em 1975 eram 25 homens prestando serviço da então chamada Estação de Bombeiros. Nos anos 80 chegou o hoje 2º Pelotão chegou a contar com 60 bombeiros. A reposição, quando acontece, não é no mesmo número daqueles bombeiros que deixam a instituição.

É necessário destacar que nestes 42 anos a população de Mafra cresceu constantemente, e com isso aumentou também os chamados para ocorrências. Enquanto o efetivo de bombeiro foi diminuindo.

Segundo informações obtidas pela redação do jornal Gazeta de Riomafra, hoje o Corpo de Bombeiros de Mafra, devido ao número pequeno de efetivo, só consegue atender uma ocorrência de cada vez.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Números levantados também pela reportagem do jornal apontam que no ano de 2016 os Bombeiros realizaram um total de 8.552 atendimentos, sendo: 176 incêndios, 2.250 atendimentos pré–hospitalares, 345 acidentes de trânsito, 41 salvamentos/buscas/ resgates, 276 auxílios a comunidade, 5.307 vistorias e análises de projetos e 157  orientações nas residências, através do alerta vermelho.

Os Bombeiros Militares trabalham em escalas de 24 horas por 48 horas de folga durante 365 dias por ano, o que equivale a 240 horas trabalhadas por mês. Executam ainda o expediente administrativo, responsável pela logística e funcionamento do quartel e emissão de alvarás de segurança contra incêndio nas edificações.

Em contato com lideranças municipais e estaduais a nossa redação foi informada que já existem conversas para que haja o aumento de efetivo do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Mafra. Espera-se que as lideranças políticas locais se sensibilizem e encontrem uma maneira de reverter o quadro junto ao governo estadual. No mesmo norte da questão “segurança”, onde o dever é do estado, porém o problema é nosso, da sociedade mafrense. Portando cabe aos políticos e autoridades locais buscarem uma solução e não esperarem o estado fazer algo pela segurança dos mafrenses.

BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

Atualmente o Corpo de Bombeiros de Mafra conta com o apoio dos Bombeiros Comunitários. Cidadãos recebem treinamento para exercerem a função e auxiliam, sem salário ou ajuda de custo, de forma voluntária, os Bombeiros Militares. Número pequeno de pessoas e ao mesmo tempo expressivo no momento de atender uma ocorrência, mas precisa ser ressaltado que eles devem auxiliar, apoiar e não substituir os bombeiros efetivos. No entanto até hoje o estado não criou nenhuma forma de remunerá-los, mesmo com um salário abaixo dos bombeiros efetivos, o que seria de grande valia para o atendimento as vítimas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.