Covid-19: Mafra receberá 498 doses de vacina com a primeira remessa

Por Redação Click Riomafra - 19/01/2021

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta terça-feira (19), a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que será enviada para as 17 regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com a distribuição, a expectativa é que 68.121 pessoas receba a vacina na primeira remessa.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no total foram recebidas 144.040 doses da CoronaVac nesta segunda-feira, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

As unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Joinville, Florianópolis e Blumenau vão receber o maior número de doses. No entanto há municípios que vão receber menos que 15 imunizantes como: Painel, Brunópolis e Doutor Pedrinho.

Os números divulgados pela SES são estimativas de pacientes a serem vacinados em cada grupo e não incluem um adicional de aproximadamente 5% a ser enviado às regionais, que corresponde à perda operacional já esperada em campanhas de vacinação.

Distribuição e segurança

A distribuição começou na manhã desta terça (19) com esquema de segurança reforçado. A expectativa da SES é que até 13h todas as centrais já tenham recebido as vacinas.

As doses para a região Oeste foram enviadas por avião, que decolou por volta das 8h de Florianópolis, segundo o Corpo de Bombeiros. Foram enviadas dez caixas com 16.500 doses. O desembarque irá ocorrer em Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para as demais áreas catarinenses, as doses chegam por via terrestre. O despacho das caixas com as doses começou também nas primeiras horas da manhã. Até as 7h30, do centro de distribuição da SES de São José, saíram veículos com carga de vacina para Itajaí, Blumenau, Tubarão e Araranguá.

Veja a distribuição por municípios da região de Mafra

As doses chegaram ao estado na manhã de segunda. No mesmo dia, o governo vacinou as três primeiras pessoas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que as vacinas recebidas até agora serão aplicadas da seguinte forma:

  • Idosos que moram em instituições de longa permanência: 6.026 pessoas
  • População indígena: 7.710 pessoas
  • Trabalhadores da saúde: 54.385 pessoas
  • Total: 68.121 pessoas

É preciso lembrar que cada um precisa receber duas doses.

Grupos

Confira abaixo quais grupos fazem parte desta primeira fase da vacinação contra Covid-19:

  • Primeiro: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas em todo o estado.
  • Segundo: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas em Santa Catarina.
  • Terceiro: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas no território catarinense.
  • Quarto: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas em Santa Catarina.
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.