Covid-19: Mafra retorna para estado grave (laranja)

Por Redação Click Riomafra - 11/09/2021

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 11, pelo Governo de Santa Catarina mostra que somente a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras sete regiões apresentam risco grave (cor laranja) e oito risco potencial alto (amarelo).

A capacidade de atenção permanece sendo o destaque positivo da avaliação, com apenas as regiões Nordeste, Planalto Norte e Xanxerê tendo nota máxima de risco. Todas as outras estão em níveis mais baixos. Por outro lado, os índices de monitoramento e gravidade são mais preocupantes, pois trazem todas as regiões em níveis altos, graves ou gravíssimos de atenção.

LEIA TAMBÉM: Boletins atualizados sobre o coronavírus em Rio Negro e Mafra

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já as em risco grave são Carbonífera, Extremo Sul, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.

Como a Matriz classifica o risco das regiões

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Covid-19 Mafra retorna para estado grave (laranja)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.