A Secretaria de Saúde de Mafra informa que, a partir do dia 23 de junho, próxima segunda-feira, inicia a vacinação da Dose Zero do Sarampo para todas as crianças com idade de 6 meses a 11 meses e 29 dias. As doses da vacina estarão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde do Município, nos horários normais de atendimento. Essa será uma estratégia de intensificação da vacina, para evitar a reintrodução do vírus no país, uma vez que a dose 1 começa após 1 ano de idade da criança.
As vacinas estão sendo ofertadas devido ao aumento de casos neste ano em comparação ao mesmo período de 2024 (até a semana epidemiológica 16 de 2025 -encerrada em 19 de abril), quando foram confirmados 2.325 casos de sarampo nas Américas, incluindo quatro óbitos. Os casos foram registrados na Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e Brasil.
Conforme instrução NOTA TÉCNICA Nº 63/2025-CGICI/DPNI/SVSA/MS esse cenário evidencia a necessidade urgente de reforçar as estratégias de vacinação e vigilância para prevenir a reintrodução e disseminação do sarampo na região. “Trata-se de uma medida preventiva recomendada em situações de risco iminente de reintrodução do vírus no país, sendo indicada tanto para a intensificação vacinal em áreas vulneráveis quanto como estratégia de bloqueio vacinal diante de contatos com casos suspeitos ou confirmados de sarampo”, diz a nota.
11 Salas de Vacina que oferecerão a Dose Zero do Sarampo:
| ESF/UNIDADE DE SAÚDE | BAIRRO | ENDEREÇO E TELEFONE (47) |
| ESF JARDIM AMÉRICA I e II – Ben. Ulla Schneider | Jardim América | Rua José Reitmeyer, s/n. 99195-0507 |
| ESF VILA NOVA I e II – Ricardo Gregório | Vila Nova | Rua Carlos Urbanite, s/n. 99127-0140 |
| ESF CAIC I e II | Vila das Flores | Avenida das Rosas, 6377 99182-6051 |
| ESF ESPIGÃO DO BUGRE I e II – Ben. Ana Zilda Ruthes | Espigão do Bugre | Rua Ramiro Ruthes, s/n. 99189-9462 |
| ESF CENTRAL – Rosane Paulino Riesenberg | Centro | Rua Marechal Floriano Peixoto s/n. 99153-2991 |
| ESF FAXINAL – Guilherme Ganzert | Faxinal | Rua José Stoebel Filho s/n 99189-0850 |
| ESF SÃO LOURENÇO – Edvino Hable | São Lourenço | Estrada Geral São Lourenço 99185-3391 |
| ESF VISTA ALEGRE – Ben. José Tauscheck | Vista Alegre | Rua Tupinambás, s/n. 99258-3251 |
| ESF RESTINGA I e II – Vereador Edson Luiz Schultz | Restinga | Rua Cirineo Mota Espesin esq. c/ Ben. Paulo Tavares – 99252-1482 |
| ESF BELA VISTA DO SUL – Juventino Haas Petters | Bela Vista do Sul | Rua Primitivo Peters, s/n. 3642-8678 |
| ESF OSVALDO SAMPAIO | Butiá dos Tabordas | Estrada geral – 99166-1242 |
