Culinária mafrense está entre as 15 finalistas de concurso nacional

Por Gazeta de Riomafra - 10/12/2015
Merendeira Jucélia Alves Boneta do CEIM Restinga
Merendeira Jucélia Alves Boneta do CEIM Restinga

Agora é a reta final do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A receita de nhoque de abóbora da merendeira Jucélia Alves Boneta, do CEIM Restinga concorre com mais 14 receitas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Jucélia é a única representante de Santa Catarina. O concurso busca valorizar o papel das merendeiras e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Nhoque de abóbora

Os melhores juízes para a receita são os alunos que provaram e aprovaram o nhoque de abóbora. A criançada do CEIM Restinga chega a repetir o prato criado pela Jucélia, a qual o elaborou, utilizando o reaproveitamento da abóbora cozida, adicionando ovos e farinha à massa. Quando informada que fora classificada, a finalista disse não acreditar, mas ficou clara a emoção e felicidade em seu rosto. Para a equipe da Secretaria de Educação, a classificação da merendeira na etapa final é motivo de orgulho e motivação para as demais profissionais. “O departamento de alimentação Escolar procura valorizar ações como esta, principalmente pela iniciativa e criatividade” declarou a secretária da Educação, Estela Maris Bergamini Machado.

Já o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, deseja sucesso à Jucélia, pois acredita que a receita de nhoque de abóbora conquistará os jurados.

Falta pouco

No próximo dia 17, em Brasília, as 15 receitas – a nossa de Nhoque de abóbora (SC), junto com a de Abará de carne moída com aipim, enroladão saudável e combinando dois sabores (BA), bolo salgado de arroz da Anilda, omelete nutritiva assada da Leila e Frango ao molho com casca de abóbora da Gerlinda (ES), torta saborosa de batata doce com peixe (GO), lasanha de banana da terra e torta de legumes (MT), arroz de cuxá com charque, farofa nutritiva e escondidinho de frango (PA), torta de arroz nutritiva (PR) e bife verde (RS) – serão preparadas e degustadas por um júri que deve apontar a mais saborosa e caprichada de cada região. No dia seguinte, serão divulgadas as cinco vencedoras do certame, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil. Jucélia irá a Brasília na próxima semana participar de capacitação oferecida pelo FNDE junto aos demais finalistas, antes do anúncio dos vencedores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Histórico

Do total de 2.433 receitas inscritas, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram à etapa estadual. As votações apontaram as 123 receitas que seguiram para a fase regional. Destas, apenas 15, entre elas o nhoque de abóbora, seguiram para esta última etapa. Agora é a vez de Jucélia contar a torcida de Mafra para ver sua receita brilhando entre as cinco vencedoras.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Estou torcendo muito por você,pois já trabalhamos juntas e sei que você é uma pessoa humilde e batalhadora e merece ganhar. O NHOQUE de ABOBORA é muito delicioso, já fiz aqui na creche e as crianças adoraram. PARABÉNS AMIGA JUCÉLIA.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.