
A Defesa Civil de Mafra recebeu recentemente um drone doado pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. O equipamento, da marca Parrot, foi repassado ao município como parte do programa estadual de fortalecimento das estruturas municipais de defesa civil.
O novo recurso tecnológico será utilizado em diversas atividades, como monitoramento de áreas de risco, apoio em operações de busca e resgate, vistoria de encostas, acompanhamento de inundações, avaliação de danos após eventos adversos e planejamento preventivo.
Impotante avanço
O coordenador municipal de Defesa Civil, Juliano Hack Machado destacou que a doação representa um importante avanço na capacidade operacional do município. “Esse equipamento amplia significativamente nossa autonomia e capacidade de resposta. Com ele, conseguimos ter uma visão ampla e imediata das áreas afetadas, o que melhora a tomada de decisão e a segurança da população”.
Segundo a Defesa Civil municipal, o uso do drone trará ganhos expressivos em agilidade, segurança e precisão. Com as imagens aéreas em alta resolução, será possível:
• Realizar mapeamentos e registros fotográficos de difícil acesso, sem expor equipes a riscos;
•Acompanhar em tempo real situações de emergência e definir estratégias de resposta mais eficazes;
•Apoiar ações preventivas, como o monitoramento de áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes;
•Documentar ocorrências e subsidiar relatórios técnicos com imagens detalhadas;
•Otimizar recursos humanos e materiais, reduzindo o tempo e o custo de deslocamentos.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil em fortalecer as estruturas municipais, promovendo mais eficiência e integração nas ações de prevenção, preparação e resposta a desastres em todo o território catarinense.