Depois da Augusta Vitória, agora é vez da comunidade do Saltinho do Canivete receber a reunião sobre a extração de xisto na região

Por Gazeta de Riomafra - 22/05/2019

No próximo dia 29 (quarta-feira) a comunidade do Saltinho do Canivete irá se reunir com as entidades que são contra a extração do óleo e gás de xisto na região. Uma reunião desta aconteceu no mês de abril na localidade de Augusta Vitória.

A reunião está sendo organizada pela Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS) e pela Associação de Proteção do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS).

Assim como na Augusta Vitória as entidades querem explicar aos moradores os principais problemas que a extração do óleo e do gás de xisto trará para os moradores e para o meio ambiente da região.

Segundo as organizações não-governamentais a situação é muito delicada para todas as 25 cidades da região. Todas elas, inclusive Mafra, serão impactadas de forma indireta caso a empresa Irati Energia venha a proceder à mineração do xisto.  “Por mais que muitos pensem que pode gerar impostos e alavancar a economia da região, a atividade traz prejuízos para a saúde das pessoas e animais, além de colocar em risco a água, o ar e o solo da região”, alertam.

A Irati Energia recebeu uma outorga do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, para a exploração do mineral em nossa região. No momento eles estão realizando pesquisas e levantamentos técnicos, para posteriormente solicitar a licença ambiental. A área maior da extração será em Papanduva.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A reunião será no Salão da Comunidade do Saltinho do Canivete às 18h30min.

A EXPLORAÇÃO DE XISTO

A nossa região está localizada sobre um território de grande potencial minerário. Considerando suas formações geológicas – que possuem amplas áreas de xisto e carvão – torna-se possível a exploração destas reservas por meio de quatro técnicas distintas: o Petrosix; o Fracking; o Coalbed Methane (CBM) e Tar Sands.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.