Desapropriações e concessão de benefícios para instalação de novas empresas foram aprovados pela Câmara de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 26/11/2015

Em reunião extraordinária realizada no último dia 16/11 os vereadores aprovaram em única votação os projetos de lei nº 69 e 70, ambos de autoria do Executivo, os quais tratam sobre a desapropriação de imóveis rurais e sobre a concessão de incentivos às empresas, respectivamente.

Desapropriações

O PL 69/2015 tem como objetivo alterar dispositivo da Lei nº 4.146, de setembro de 2015, que autorizou a desapropriação de alguns imóveis rurais, como por exemplo o terreno que será destinado à instalação do Frigorífico Master, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Canoinhas.

Na prática, esta Lei permitirá que, em caso de desapropriação amigável, a Prefeitura possa corrigir a defasagem no valor dos imóveis aplicando a correção monetária pelo Índice de Preços ao Consumidor – INPC sobre o valor previsto do terreno, desde a data da elaboração do laudo, em janeiro de 2015, até a efetiva assinatura de escritura pública de desapropriação.

Incentivos

Já o PL 70/2015 visa acrescentar um parágrafo ao artigo 5º da lei nº 4.020, de maio de 2014, que dispõe sobre a concessão de incentivos às empresas através de benefícios de ordem tributária, imobiliária e/ou física a eventuais empresas que se instalem ou busquem sua expansão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Criada com o objetivo de atrair novos investimentos no município, uma das possibilidades desta lei é a doação de imóvel do patrimônio municipal em caso de relevante interesse público. No entanto, a Lei prevê que a doação de imóvel pela municipalidade pressupõe o cumprimento de encargos sociais, como a geração de empregos e renda, os quais são tidos como de natureza hipotecária, sob pena de reversão ao patrimônio público se não observados em sua integralidade.

Por outro lado, as empresas necessitam oferecer o imóvel/terreno como garantia bancária, a fim de viabilizar o financiamento de atividades industriais de grande porte. Desta forma, a Prefeitura explica que ao buscar um financiamento, a indústria beneficiada acaba prejudicada em virtude da “precariedade” da doação feita pelo Município.  Desta forma, este novo parágrafo tem o objetivo de permitir que os imóveis doados pelo Município possam ser utilizados como garantia para que as empresas consigam financiamentos/empréstimos bancários.

A Prefeitura afirma que os empréstimos utilizando o imóvel doado pelo Município deverão se limitar à viabilidade da instalação/expansão, justificando que se não houvesse o financiamento, também não haveria a indústria, o que tornaria ineficaz o incentivo. Além disso, com esta alteração também se busca a adequação do Município à legislação federal, a qual admite que o imóvel doado com encargo seja oferecido em garantia, passando a reversão e demais obrigações a serem garantidas por hipoteca subsequente à estabelecida com a instituição financiadora.

O novo parágrafo da Lei terá a seguinte redação: nos casos de financiamento contratado para implementação de projetos de investimentos sobre imóvel objeto de estímulos ou incentivos, junto a qualquer instituição financeira, os terrenos adquiridos ou doados poderão, após parecer e deliberação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mafra – CODEM, ser dados em hipoteca, permanecendo hipotecado em grau subsequente ao das operações de crédito das instituições financeiras, no limite do 4º grau, em favor do município.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.