Desassoreamento do rio Bandeira gera resultados positivos para a população

Por Gazeta de Riomafra - 05/12/2016

Após pouco mais de um mês de conclusão dos trabalhos de desassoreamento e revitalização do rio Bandeira, na Vila Ivete, em Mafra, os resultados foram considerados muito bons, como dentro do esperado, segundo Secretaria de Governo e Cidadania.

O leito do rio que estava assoreado por material carregado das ruas, – pedras, pedregulhos etc., resultando em constantes alagamentos das ruas próximas – foi rebaixado entre 1,5 a 2 metros. O material retirado foi depositado nas margens, que, posteriormente recebeu o reflorestamento. “A obra está cumprindo com o seu propósito, evitando o transbordamento”, explicou secretário da pasta.

A obra foi realizada no período de 5 de setembro a 28 de outubro, beneficiando diretamente 15% da população, sendo 79 residências, 12 pontos comerciais, três indústrias de pequeno porte, um supermercado e duas igrejas, além de três conjuntos habitacionais.

Segundo o prefeito Wellington Bielecki o desassoreamento do rio Bandeira atende a comunidade que vinha sofrendo constantemente com alagamentos na região. “Esta obra foi fruto de parceria entre os governos municipal e estadual”, declarou.

OBRA LICENCIADA

O projeto de desassoreamento teve por finalidade a recomposição das estruturas físicas do rio Bandeira, regularização do seu leito, além de reposição da vegetação das margens, respondendo dessa forma aos anseios da comunidade. Compreendeu um trecho de 1.483,70 metros lineares, sendo 40% do curso total do rio, com um volume aproximado de 20.699,43 m³ de material retirado do leito. A obra foi licenciada pela FATMA – Fundação Ambiental de Santa Catarina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O desassoreamento foi realizado com recursos da Defesa Civil do Estado, no valor de aproximadamente R$ 330 mil, dos quais R$ 44 mil foram contrapartida da Prefeitura. Foi executada pela empresa CR Artefatos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.