Dia da Família na Escola será realizado na região

Por Assessoria - 15/04/2016

As escolas da rede pública estadual estão se mobilizando para a primeira edição do Dia da Família na Escola, que será realizado no 16. A data virou lei após apresentação de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. Santa Catarina é o único estado brasileiro com lei que incentiva os familiares a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos. Além das escolas estaduais, a mobilização deste ano envolve o Sistema S. A expectativa é mobilizar mais de um milhão de pessoas.

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. Palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares. As entidades de educação profissional darão ênfase à apresentação de projetos práticos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos.

Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.
A Secretaria de Estado da Educação encaminhou orientação para toda a rede e as escolas estão se mobilizando para que as famílias  tenham um dia especial. “Como é bom ir até a escola dos nossos filhos e acompanhar de perto seu aprendizado. A ação fortalece os laços familiares e contribui efetivamente com o desempenho intelectual das crianças. As famílias vão às escolas por que acreditam nos professores, na gestão, e queremos estimular ainda mais essa participação, possibilitando assim maior interação entre a escola, os estudantes e as famílias”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Exemplos regionais

A Gerência de Educação da ADR Mafra destaca que todas as escolas estaduais dos setes municípios que compõem a regional estarão participando ativamente do Dia da Família na Escola, com atividades que começaram muito antes da data determinada para o evento. Ao todo, incluindo os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, 36.000 pessoas serão alcançadas nesta primeira edição do Dia da Família na Escola, incluindo alunos e comunidade.

Entre as atividades elaboradas de acordo com o tema Educação e Saúde, o foco principal entre as escolas tem sido o combate ao mosquito Aedes aegypti. Confira alguns exemplos de ações nas escolas da região:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– “Pela Saúde e Contra o Mosquito Aedes aegypti” – Escola de Educação Básica Santo Antônio (Mafra) – trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano letivo, com ações desenvolvidas em parceria envolvendo a comunidade escolar, instituições, entidades democráticas da escola e, sobretudo, o NEPRE – Núcleo de Educação e Prevenção. O debate e o estudo foram intensificados na última semana, com palestras, discussões e a elaboração de materiais para a exposição que será efetuada no sábado, em conjunto com palestras promovidas pelos profissionais de Educação Física e Enfermagem da Universidade do Contestado.

– “De Olho no Mosquito ” – Escola de Ensino Médio Manoel da Nóbrega (Rio Negrinho) – trabalho focado na pesquisa sobre as doenças que o mosquito Aedes aegypti  trasmite – dengue, zika vírus e chikungunya, identificando problemas potenciais e possíveis focos do mosquito na unidade escolar, inclusive com a limpeza do bosque da escola, além de estender as vistorias dos alunos em suas próprias casas. Na sequência, eles passaram a expandir o alerta, seja com a confecção e distribuição de folders, com a exposição dos trabalhos para a comunidade, e com o encaminhamento das reivindicações e relatos aos órgãos competentes.

– “Comunidade Escolar Mobilizada Conta o Aedes aegypti” – Escola de Educação Básica Manoel Estêvão Furtado (Papanduva) – os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental acompanharam uma palestra realizada pelos enfermeiros do posto de saúde da região com o tema “A Turma do Bairro – Sai Fora Mosquito”.  Já os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio receberam orientação com detalhamento das características do mosquito Aedes aegypti, da transmissão do vírus, dos sintomas das doenças e da eliminação dos focos. As atividades incluíram ainda a confecção de cartazes e murais.

– “Dengue e suas primas: zika e chikungunya – Escola de Educação Básica Gustavo Friedrich (Mafra) – foram realizadas atividades diversas, de acordo com os diferentes anos do ensino fundamental, incluindo estudo e debate sobre o tema, atividade musical, confecção de painel com dobradura, atividade explicativa com leitura de imagens e confecção de jogos e painéis. A APP (Associação de Pais e Professores) também realizou a limpeza do pátio da escola, organizando um novo dia D na escola e arredores, com um mutirão de limpeza.

Maior presença dos pais fortalece aprendizado

“Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que lidera o Movimento. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O presidente do Sistema Fecomércio SC/Sesc/Senac, Bruno Breithaupt, considera a iniciativa “fundamental para incentivar e valorizar o envolvimento ativo dos pais e responsáveis na vida escolar das crianças e adolescentes. O engajamento é estratégico por que ajuda a legitimar a educação oferecida nas escolas, interfere positivamente no desempenho dos filhos e ainda fortalece o vínculo entre aluno, família e ambiente escolar”.

A união de forças em favor da educação é destacada pelo presidente da Federação da Agricultura de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo. “A FAESC incorporou-se ao Movimento Santa Catarina pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos”. Ele salienta que, por meio do SENAR, a Federação da Agricultura está “desenvolvendo esforços para a formação das novas gerações e a qualificação e requalificação dos adultos, habilitando-os às novas exigências das atividades laborais e empresariais da agricultura e do agronegócio”.

Para o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, “o Dia da Família na Escola é o primeiro passo para dar à educação o destaque que deve ter na vida de todos os catarinenses. Um novo paradigma.  A participação dos pais, da família, será uma demonstração de que o aprendizado e a formação do cidadão não é exclusivo da escola. Deve ser da família e da sociedade. A contribuição de cada segmento vai enriquecer o processo educacional e principalmente, contribuir para o desenvolvimento social. E nesse sentido é que a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística e o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SENAT) como integrantes do Movimento Santa Catarina pela Educação participam das ações do Dia da Família na Escola”.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (SESC e SENAC), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.