Dia Mundial de Conscientização do Autismo será lembrado em Mafra

Por Assessoria - 30/03/2018

No dia 2 de abril, o setor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Mafra realizará em parceria com a família Keller, UnC e a EEB Francisco Izabel,  diversas ações com  a finalidade de conscientizar a comunidade Riomafrense sobre a existência do Transtorno do Espectro Autista, de seus vários graus de comprometimento e da alta capacidade funcional de muitas pessoas que estão nessa condição. “Autismo: é preciso conscientizar” é o nome do projeto de autoria de Cassia Alexandra Kuiava Keller que será desenvolvido  por meio de panfletagens, palestras e entrevistas nos  meios de comunicação diversos.

Uma das metas da ação é oferecer apoio às famílias e/ou autistas adultos independentes para que se reúnam e se organizem para buscar ajuda e também se ajudarem mutuamente.

NO DIA 2 ACONTECERÃO AS SEGUINTES ATIVIDADES:

  • Panfletagem nos semáforos próximos a Praça Lauro Muller e a Hercílio Luz, no período matutino e vespertino e na Universidade do Contestado, no período noturno;
  • Palestra sobre “O que é autismo”, na UnC,  no período noturno, para acadêmicos de áreas afins ao tema, proferida por  Luiz Paulo Moura Soares, psicopedagogo em Curitiba, especialista em autismo, e pelo jovem autista Gabriel Kuiava Keller, acadêmico de psicologia da UnC;
  • Mobilização pelos meios de comunicação e redes sociais para reunir o maior número de mães/responsáveis e autistas adultos independentes, para troca de informações, experiências, auxílios e consequente organização em prol da causa;
  • Entrevista na radio e jornal escrito com profissional da área e autista adulto;
  • Iluminação de azul, da ponte metálica Dr. Dinis Assis Henning, dando visibilidade à causa.

INSERÇÃO NA SOCIEDADE

Conforme explicações da organização da mobilização, é necessário despertar a curiosidade da comunidade sobre a existência dos vários graus de autismo, principalmente leve e moderado. “Queremos mostrar que muitos autistas têm condições de ser inseridos em todos os ramos da sociedade, como escola, trabalho e lazer, sem sofrer preconceito por falta de informação”, declararam.

A autora do projeto – que é mãe de autista – explicou que é importante alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, favorecendo um melhor desenvolvimento. “Queremos demonstrar que o autismo na maioria das vezes não é acompanhado de deficiência intelectual e sim deficiência de socialização e comportamento”, explicou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

AUTISMO

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda a vida. É caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta de forma significativa a socialização, a comunicação e o comportamento e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças, é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes juntos. No Brasil estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas e segundo estatísticas é um número que cresce ano a ano. Atingindo aproximadamente dois por cento das crianças de oito anos de idade.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esse complexo transtorno, ajudando a derrubar preconceitos através do conhecimento.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.