Educação de Mafra busca inovação ao incentivar implantação de jardins sensoriais nas unidades da redemunicipal

Por Gazeta de Riomafra - 15/08/2019

A Secretaria Municipal de Educação de Mafra vem inovando na maneira de trabalhar o acolhimento e atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, incentivando os centros de educação infantis do município a atuarem desenvolvendo os sentidos e percepções das crianças. Para tanto tem incentivado a implantação dos Jardins sensoriais junto aos seus 14 centros. E os resultados começaram aparecer.

Os 370 alunos do CEIM Comecinho de Vida “Nathan Alex Ramos” tiveram uma grata surpresa na volta das férias: um jardim sensorial, preparado pela equipe gestora da escola, com apoio da APP e da comunidade. E a reação dos alunos foi positiva, demonstrando, no início, curiosidade, passando para a diversão no minuto seguinte. O Jardim Sensorial tem como proposta trabalhar os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar, aliando o cuidado e respeito ao meio ambiente.

A gestora Denise Ruthes buscou melhorar o espaço verde da escola, ajustando as opções para as crianças. Lá elas se depararam com uma casa na árvore, canteiros de flores, de ervas, de temperos e de verduras e diversos cantinhos de suculentas. Tem ainda o cantinho da roda de conversa, uma cozinha ao ar livre, pallets com materiais que emitem sons (feitos com tampas velhas), fileiras de pneus para trabalhar o equilíbrio e pneus com pedrinhas, cascalho, areia, espuma, pedras roliças, terra e grama para trabalhar as sensações ao pisar descalço em elementos diferentes. Além do contato com a natureza, o projeto do parque sensorial visa trabalhar a necessidade de reciclagem de materiais e o respeito ao meio ambiente.

RESPEITO E CUIDADO COM A NATUREZA

Para cada turma que conhece o jardim sensorial os professores orientam sobre a importância de cuidar respeitar e cuidar das plantas e dos animais. A gestora explicou que, para inseri-los no processo, haverá escalas para as crianças ajudarem a cuidar e regar as hortaliças, flores e temperos. Além das crianças, os pais também foram convidados a conhecer o jardim sensorial.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As crianças demonstraram ter gostado muito da surpresa. Maria Eduarda, Sofia, Jade e Ana Laura, da turma do Jardim I adoraram. Todas falando ao mesmo tempo descreviam o que mais gostaram. “Gostamos de tudo, por que é ótimo! É muito legal pisar na areia e nas pedrinhas, mas as brancas doem um pouco. Também é legal subir na casa da árvore. Gostamos até das suculentas”, declararam.

A gestora Denise agradeceu a todos os pais – em especial aos senhores José Nones, José Eduardo Fernandes, André Luis Bendlin e Gilson Steidel que se fizeram muito presentes na obra -, amigos, APP e equipe da escola pela colaboração na realização desse projeto. Também aos parceiros Lojas Zaine, Nobre Oficio e Esquadrias Albino e demais colaboradores que doaram pneus, pallets e caixotes. “Nada se constrói sozinho, senão em parceria, em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito coletivo”, declarou.

JARDIM SENSORIAL

O Jardim Sensorial visa despertar novas experiências de aprendizagem significativas, usando todas as capacidades sensoriais e com isso elevar a qualidade das vivências infantis. O Jardim Sensorial é uma forma de retomar a consciência corporal, a percepção, a concentração, o equilíbrio e a coordenação das crianças através dos sentidos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.