Educação no trânsito começa com os pequenos em Mafra
Há 4 anos - Atualizado em
Por Assessoria

DETRAMM vem realizando neste mês de maio trabalho com escolas municipais sobre educação no trânsito com crianças. Na última sexta-feira, 13, alunos do 3º ano da EMEB Professor “Mário de Oliveira Goeldner” realizaram pedágio educativo 

Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, utilizar e respeitar a faixa para pedestres, obedecer à sinalização, usar cinto de segurança, entre outras ações necessárias a boa convivência no trânsito entre pedestres e motoristas, são modelos de comportamento que as crianças da EMEB Professor “Mário de Oliveira Goeldner” puderam colocar em prática na última sexta-feira, 13.

Pela manhã e à tarde os alunos do 3º ano, acompanhados das professoras responsáveis por trabalhar o trânsito em sala de aula no mês de maio – Jeanine Martins Sokolski, Jaqueline Lara de França Marques, Larissa de Souza e da coordenadora Maria Edicleia Gelbcke Costa – e do diretor da escola Ricardo Bergamini, fizeram um pedágio educativo em frente à escola no qual davam aos motoristas um panfleto criado pelos próprios alunos, com mensagem sobre conscientização no trânsito. “O foco é a prevenção de acidentes. Realizamos várias atividades propostas no jornalizinho ‘O Bom Comportamento no Trânsito’. Os alunos foram bem receptivos, deram exemplos do que acontece no dia a dia, confeccionaram panfletos e agora vão colocar em prática o que aprenderam”, disseram as professoras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

DETRAMM na escola

João Alfredo Ferreira, autoridade municipal de trânsito, do departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM), explicou que está distribuindo em todas as escolas municipais o material para trabalhar o trânsito em sala de aula. “O objetivo é a conscientização das crianças em relação aos cuidados no trânsito, utilizando-se como meio a interdisciplinaridade na educação. Quando propomos mais segurança, principalmente na área escolar, buscamos que se evitem atropelamentos e colisões”, disse.

Antes da realização do pedágio, Ferreira e a assistente-chefe Email Pickicius, conversaram com alunos que mostraram o que aprenderam sobre o assunto.

Pedágio educativo

Com faixas, cartazes e panfletos, os alunos se dirigiam aos motoristas e entregavam um panfleto com a mensagem. As alunas Letícia L. Thomazi e Maria Helena A. Guerber, ambas com 8 anos, contaram o que aprenderam e participaram ativamente do pedágio. “É mais fácil criança sofrer acidente, porque é mais baixa que adulto e não presta atenção. O importante é a segurança no trânsito”, disseram, lembrando de algumas dicas: “o adulto deve segurar no punho da criança quando vai atravessar a rua; na faixa de pedestre o carro deve parar e respeitar o semáforo”.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.