Em 1928 Mafra recebeu a visita do governador Adolfo Konder

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 07/08/2020

A foto acima mostra a cidade de Mafra-SC na década de 20, mais precisamente em 1928, quando a cidade recebeu a visita do então governador Adolfo Konder.

Natural de Itajaí-SC, Adolfo Konder foi advogado e jornalista. Na política exerceu as funções de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses. Também foi Secretário de Estado da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura.

Exerceu o mandato de governador de Santa Catarina de 28 de setembro de 1926 a 28 de setembro de 1930. Em 1928 esteve em Mafra e ficou hospedado na residência do rionegrense Nicolau Bley Neto.

A fotomontagem abaixo mostra a década de 20 no local onde hoje é a Praça Hercílio Luz, no Centro de Mafra. A foto da direita mostra a vinda do Governador Adolfo Konder, em 1928. No centro da foto é possível observar o local onde atualmente é o Banco Bradesco (no sinaleiro).

Clique para ampliar

Na década de 20 o governador Adolfo Konder amenizou as desavenças que havia entre indígenas, imigrantes e tropeiros, ocorridas ao longo de muitos anos. No seu mandato o governo do Estado de Santa Catarina doou terras aos índios da região de Itaiópolis-SC, mostrando que havia preocupação do governo com a população indígena. Nesta data de visita a Mafra, o governador Adolfo Konder, juntamente com o rionegrense Nicolau Bley Neto e outras autoridades, também posou para fotos com os índios em Itaiópolis. Confira a foto abaixo:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Adolfo Konder está no centro da foto (segundo homem com chapéu na mão)

Fontes:

  • MEMÓRIA POLÃTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Adolfo Konder. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1027-Adolfo_Konder>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
  • Site Guia Riomafra
  • Fábio Reimão de Mello (Professor e historiador)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.