“Empreendendo na Cozinha – etapa V” premia merendeiras em Mafra
Há 1 semana - Atualizado em
Por Assessoria

Mais uma vez as merendeiras que atuam nas escolas municipais de Mafra mostraram que criatividade também pode fazer parte da merenda escolar. Na noite da última quarta-feira, dia 26, na Amplanorte, 17 receitas inovadoras foram apresentadas aos cinco jurados que tiveram a tarefa de escolher as três melhores receitas da Educação Infantil (12 pratos) e do Ensino Fundametal (5 pratos).  Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Mafra o desafio “Empreendendo na Cozinha – etapa V”, apresentou pratos, doces e salgados, elaborados com ingredientes permitidos na alimentação escolar, conforme legislação do PNAE. A secretária da pasta, Jamine Henning, abriu o evento destacando a constância do evento com a grande adesão. “Há cinco anos que nós fazemos esse concurso, onde despertam muitas habilidades das nossas merendeiras e possibilidades para nós incrementarmos os nossos cardápios. E quem acaba ganhando com tudo isso são os nossos alunos, que vão ter pratos muito diferenciados”, disse.

O prefeito Emerson Maas destacou que, desde o início da gestão, a Prefeitura de Mafra trabalha para fortalecer o empreendedorismo em todas as áreas, inclusive na alimentação escolar. Ele ressaltou que o “Empreendendo na Cozinha já é uma marca registrada do município e valoriza o trabalho das merendeiras, que se dedicam a criar pratos inovadores e de qualidade para as crianças”. Maas enfatizou o carinho e a criatividade das profissionais, além do uso de produtos da agricultura familiar, que hoje representa 99% dos alimentos não industrializados da merenda. Segundo ele, isso gera renda aos produtores locais, movimenta o comércio da cidade e fortalece a economia.

O prefeito parabenizou merendeiras, diretoras e equipes escolares pela dedicação e pela inovação no cardápio. Finalizou afirmando que todos os participantes são vencedores por contribuírem com o melhor para os estudantes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Degustação

Este ano, os pratos que concorreram foram avaliados por cinco jurados: João Lázaro Lelis Ferreira – secretário municipal de desenvolvimento econômico-, Ana Júlia dos Santos Lezzi – aluna do CEMMA -, Júnior – O Confeiteiro –, Crisley Fuchs – chefe de gabinete -, e Janadaia da Conceição Pedro Mandrik -, coordenadora pedagógica municipal. Eles tiveram a difícil tarefa de julgar os pratos levando em conta a aparência, originalidade, sabor e possibilidade de aplicação nas unidades escolares.

Confira o que foi degustado: Educação Infantil – Sopinha de aveia, Almôndegas de castanha do Pará, Torta de abobrinha, Empadinha de grão de bico com recheio de ragu, Sushi nutritivo, Bolo arco-íris fit, Bolo nutritivo, Chineque de forno, Peixe com ervas, Gratinado de abóbora, Pão proteico, panqueca de batata. Ensino Fundamental – Pão nutritivo, Escondidinho de aipim e abóbora com molho de carne, Rocambole sabor do quintal, Bolo energia da manhã, Morango do amor.

Premiação
Todas as participantes receberam certificados e as três melhores receitas foram agraciadas com trófeu (1º, 2º 3º colocados). Quem levou o 1º lugar da Educação Infantil foi o prato “Peixe com ervas”, da merendeira Suelen de Souza, do CEIM Portão São Lourenço. Em 2º ficou Elisete Lopes dos Santos com seu Sushi nutritivo do CEIM Gunther Wernere em 3º foi Lurdes Aparecida Fernandes de Souza Ulbrich, com Gratinado de abóbora, do CEIM Portão São Lourenço.

As vencedoras do Ensino Fundamental foram: 1º lugar Vanessa Aparecida de Lima, com Rocambole sabor do quintal, da EMEB Avencal do Saltinho, em 2º lugar Louise Cristina Hohmann com Bolo energia da manhã, do CEMMA e em 3º lugar ficou Aurizete de Jesus Medeiros, com Escondidinho de aipim e abóbora com molho de carne, da EMEF Mario de Oliveira Goeldner.

Incentivo
A secretária Jamine finalizou o evento deixando uma mensagem de incentivo à participação nas próximas edições. “Encerramos mais uma edição do Desafio Empreendendo na Cozinha com a certeza de que a criatividade e o talento das nossas merendeiras são ingredientes essenciais para a qualidade da alimentação escolar em Mafra. Cada prato apresentado mostrou dedicação, inovação e, principalmente, amor pelas nossas crianças”.

Para 2026, o convite já está aberto

A Educação de Mafra quer ver ainda mais ideias, mais sabores e mais histórias sendo construídas dentro das cozinhas escolares. Cada merendeira tem um toque especial, e é isso que transforma a merenda em um momento tão esperado pelos estudantes. Se este ano já foi inspirador, imagine o que pode ser criado no próximo.

Merendeira

Participe, compartilhe sua receita, sua criatividade e seu talento.
Vamos continuar fortalecendo nossa merenda escolar, valorizando a agricultura familiar e mostrando que inovação também nasce no fogão das nossas escolas.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.