Enfermeiros do SUS participam de capacitação sobre dieta enteral em Mafra

Por Assessoria - 11/03/2017

No último dia 03, cerca de 25 enfermeiros do SUS de Mafra participaram de uma capacitação que abrangia o tema “dieta enteral para normatização de fluxos e rotinas para pacientes em uso de terapia nutricional”. O evento se deu em dois momentos, sendo a parte teórica realizada pela manhã no auditório da Amplanorte e a parte prática, à tarde, no laboratório da UnC. O objetivo desta capacitação é organizar o serviço de fluxo dos pacientes em uso da dieta enteral/terapia nutricional pós alta, por meio de visita domiciliar dos enfermeiros.

PADRONIZAÇÃO

A administração de alimentos, hidratação e medicamentos por meio de sondagem nasoentérica deve ser realizada por profissional habilitado (enfermeiro). Sendo assim, a Secretaria da Saúde de Mafra proporcionou aos profissionais que atuam nos ESFs esta capacitação. “Optamos for realizar mais esta capacitação apenas para revisar o procedimento e padronizar o serviço. Pois há a questão do preenchimento de laudos e procedimentos clínicos”, explicou a secretária da pasta Jaqueline Previattti Veiga.

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

O paciente, após receber alta hospitalar, é encaminhado a Estratégia Saúde da Família (ESF) para avaliação médica seguida de avaliação de equipe especializada (nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e enfermeiro) a qual é responsável por emissão de relatório justificando a dieta por via enteral. Este tipo de alimentação é indicada quando não é possível a mesma ser realizada por via oral.

PALAVRA DE PROFISSIONAL

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os enfermeiros, Ana Karoline Nitz, José Clercio Schuda e Nayra Ludy Spropte que participaram da capacitação a consideraram importante para padronização do serviço. “O protocolo assegura que todos falem a mesma língua e garante que o procedimento será executado de uma mesma forma até sua finalização”, disseram.

PALESTRANTES

Para esta capacitação, vários profissionais das Secretaria da Saúde foram chamados para palestrar, entre eles a fonoaudióloga Hellen Lagos Guimarães, a nutricionista Andriéllen Marciniak, o coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Alexandre Engel, a farmacêutica Maristela Sommer, a responsável pelo almoxarifado, compras e suprimentos, técnica em enfermagem Rosemari Barbosa, além da própria Secretária, que contribuíram com seus conhecimentos e experiência na área.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.