Epagri fortalece parceria com Escola Agrícola de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 18/10/2016

Inserida no projeto educacional do município de Mafra, a Escola Agrícola Municipal José Schultz Filho é referência na educação e formação de muitos dos jovens mafrenses. Situada na comunidade da Fazenda do Potreiro, a aproximadamente 10km do centro da cidade, possui hoje cerca de 200 alunos e oferece ensino fundamental e médio. Desde as primeiras séries os alunos têm contato com o setor profissionalizante. Como consequência, ao concluir o ensino médio, saem também com o título de técnico agrícola.

Visando ampliar o público no trabalho de extensão e também promover o compartilhamento de conhecimento para esses futuros técnicos, o escritório municipal da Epagri de Mafra, em parceria com a diretoria da escola, desenvolve, desde 2015, atividades complementares com os alunos, como palestras, oficinas e excursões. Os temas abordados e as atividades desenvolvidas com os alunos são acordados mutuamente entre as entidades, visando contemplar o planejamento anual da Epagri bem como a complementação da ementa da escola.

No ano de 2015, algumas das atividades desenvolvidas com os alunos foram: prática de coleta e análise de solo, implementação de pomar, compostagem de resíduos orgânicos, excursão de bovinocultura em sistema a pasto. Essas atividades foram conduzidas pelo engenheiro-agrônomo Leandro Crestani, hoje extensionista rural no município de Iomerê.

Em 2016, o escritório municipal da Epagri de Mafra vem dando continuidade a essa parceria, e algumas atividades já foram realizadas, como: palestra teórica sobre SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças), oficina prática para implementação do canteiro didático nesse sistema e palestra sobre ecologia de abelhas. Estão programadas ainda: oficina de compostagem de resíduos orgânicos, palestras sobre boas práticas de colheita e armazenamento de frutas e verduras, educação ambiental e produção de mel. Está planejada também a participação com um estande no Dia de Campo promovido pela escola no mês de outubro.

 “Essa parceria com a Escola Agrícola é muito valiosa tanto para nós da Epagri como para a escola, pois podemos aliar o desenvolvimento do nosso trabalho com uma complementação da ementa dos alunos. Em todas as atividades somos recebidos de braços abertos pela direção, corpo de professores e, principalmente, pelos alunos, que colaboram bastante durante a realização dos trabalhosâ€, comenta o engenheiro-agrônomo Vitor Lehmkuhl, extensionista rural de Mafra e hoje responsável pelas atividades em parceria com a escola.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.