Escola de Gestão: uma prática democrática e fortalecedora
A Escola de Gestão tem o objetivo de potencializar as competências necessárias ao trabalho e democratizar a escolha da equipe por meio de um processo mais amplo e qualitativo
Há 6 anos - Atualizado em
Por Gazeta de Riomafra

Há cerca de quatro anos a Secretaria Municipal de Educação de Mafra desenvolve a “Escola de Gestão”, voltada ao aprimoramento e fortalecimento das funções da equipe de gestão das escolas. As aulas iniciaram em março deste ano e contam com cerca de 30 participantes, que semanalmente (todas as segundas-feiras) reúnem-se na própria secretaria para refletir sobre legislação, instruções normativas e o funcionamento das políticas educacionais que dizem respeito a documentos oficiais que regem a educação brasileira.

A Escola de Gestão tem o objetivo de potencializar as competências necessárias ao trabalho e democratizar a escolha da equipe por meio de um processo mais amplo e qualitativo. Para participar da escola de gestão é preciso atender ao requisito de ser funcionário efetivo da educação. Lá eles recebem informações sobre temas que são vivenciados no dia a dia de uma escola, como os documentos norteadores da educação brasileira, a gestão orçamentária, clima organizacional e gestão de conflitos, segurança e tecnologias digitais, entre outros.

PREPARAÇÃO PROFISSIONAL

Segundo explicações da secretária Estela Maris Bergamini Machado, a importância da Escola de Gestão está no fato de preparar profissionais que atuam na educação para que, quando em cargo de gestor, possam enfrentar as diversas situações/problemas que surgem no cotidiano e que muitas vezes não são percebidas quando se está em uma função especifica, como um professor em sala de aula.

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Lembrou da necessidade de buscar novas lideranças, com visão democrática, com conhecimento da legislação e atitudes positivas em relação às possíveis situações que diariamente se deparam os gestores em suas escolas, como de tratamento com funcionários, de problemas estruturais, pedagógicos e de relacionamento criança/escola/família.

EXPERIÊNCIA REVELADORA

A experiência com a Escola de Gestão está sendo muito importante para a professora Carla Cristina Pinto Wosciechovki, do 4º ano da EMEB Mario de Oliveira Goeldner e que já foi gestora do CEM Anjo da Guarda. “Participar do curso de gestão é muito bom, porque estou enriquecendo o meu conhecimento pessoal – como trabalhar a parte humana e a pedagógica – bem como conhecendo a parte administrativa (burocrática) da gestão. Fui gestora durante um ano e meio e se tivesse realizado um curso como este teria resolvido muitas questões de maneira diferente e acredito que com resultados bem melhores”, declarou, agradecendo a oportunidade de poder participar do curso.

Para a coordenadora escolar do CEM Anjo da Guarda, Michele Patrícia Selonke Nunes, a Escola de Gestão está sendo maravilhosa, funcional, dinâmica e objetiva. “Todas as dúvidas que a gente tem quanto a questão burocrática da gestão estão sendo sanadas”, declarou explicando que o repasse de informações está sendo feito por especialistas em cada área, que podem sanar todas as dúvidas.  Sobre o seu crescimento profissional declarou que está sendo muito importante, pois já está usando os conhecimentos para auxiliar ainda mais a direção da escola, mesmo como coordenadora pedagógica.

FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA DO GESTOR

Conforme explicações da secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Estela Maris Bergamini Machado, a Escola de Gestão trabalha o fortalecimento da autonomia do gestor. “Liderar é um ato desafiador. O líder precisa ter conhecimento sobre Educação e compreender o seu funcionamento para que possa ser um verdadeiro agente de mudanças”, declarou.

Ao final da capacitação cada participante deverá apresentar um Plano de Gestão, mostrando a sua forma de gerenciamento da escola.

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