Escorpiões voltam a preocupar moradores da Restinga
Somente neste ano, já foram encontrados cerca de seis escorpiões em apenas uma residência
Há 10 anos - Atualizado em
Por Gazeta de Riomafra

No dia 21 de janeiro de 2014 o jornal Gazeta de Riomafra publicou uma matéria sobre o aparecimento de escorpiões no bairro da Restinga, e após um ano o caso volta a se repetir.

Segundo moradores do bairro, os animais peçonhentos continuam nos locais e preocupam as famílias, “eles costumam aparecer no verão, mas ninguém toma providências, já não sabemos mais o que fazer” – disse uma moradora. Ela ressalta que os animais já estão dando crias no local.

A comunidade afirma que a invasão já ocorre há anos e os mesmos não recebem orientações para sanar o problema. “Falaram que poderia ser do mato atrás da casa, mas já cortamos há aproximadamente dois anos, e continua do mesmo jeito. O cachorro da minha vizinha foi picado e não resistiu ao veneno” – disse.

Morador da Restinga acredita que foi picado por um, embora no PA a informação de que não se trata de picada de escorpião

Morador da Restinga acredita que foi picado por um, embora no PA a informação de que não se trata de picada de escorpião

A moradora comenta juntamente, que seu marido Gilberto Ortoveski, foi picado pelo animal duas vezes, mas as enfermeiras e responsáveis pela saúde alegam não ser picada de escorpião. “É estranho, já procuramos fotos e são muito parecidas com as picadas que meu marido tem. Além dos sintomas serem semelhantes ao dele” – afirma.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Somente neste ano, já foram encontrados cerca de seis escorpiões em apenas uma residência, e estes continuam no local para serem retirados pela vigilância sanitária.

Segundo Solange Zeithammer Gugelmin, diretora da Escola de Educação Básica Gustavo Friedrich, este ano não foram identificados estes aracnídeos. A mesma relata que nos anos anteriores os animais andavam pelo pátio em meio aos alunos, mas medidas preventivas foram tomadas e estes casos vêm diminuindo gradativamente. A diretora comenta que fazem a dedetização do local com frequência e limpeza diária da escola, além da retirada de entulhos, entre outros.

O Centro de Educação Infantil da Restinga também relatou casos de escorpiões no local. Funcionários comentam que este ano não tiveram novos casos dos animais, pois realizaram a limpeza dos brinquedos e dedetização do ambiente.

Escorpiões aparecem todo ano no bairro Restinga. No verão a ocorência é maior

Escorpiões aparecem todo ano no bairro Restinga. No verão a ocorência é maior

Moradores comentam que não recebem orientações e trabalhos preventivos há anos, o que dificulta para o combate aos animais. Relatam ainda, que aranhas e ratos costumam aparecer junto aos escorpiões, devido à falta de manutenção em terrenos baldios próximos as residências.

Nossa equipe de reportagem foi até o local para verificar, e pode perceber lixo em parques municipais e áreas de preservação, fator que favorece a proliferação dos animais.

Espécie encontrada em várias residências no bairro Restinga

Espécie encontrada em várias residências no bairro Restinga

Desta forma, faz-se um apelo a população para que adote medidas preventivas quanto a uma possível infestação do animal, da seguinte maneira: manter o quintal, jardim e arredores da residência sempre limpos, evitando plantas de muita folhagem; eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Os escorpiões têm necessidade de água; eliminar as baratas, elas são um bom alimento para escorpiões; não jogar lixo e entulhos próximos de residência.

O lixo é um bom ninho para escorpiões; evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; manter as camas afastadas da parede; tampar ralos de chão, pias e tanques; observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los; ter cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos.

Em caso de picada por escorpião, deve-se lavar o local com água e sabão e encaminhar a vítima para o serviço médico mais próximo, preferencialmente levando o animal que causou o acidente.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.