Estudantes visitam Câmara de Vereadores de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 10/05/2016

O legislativo mafrense recebeu na última semana a visita de alunos que estão concluindo o Ensino Médio nas escolas EEB Professora Maria Paula Feres, CEDUP – Curso Técnico Agrícola e EEB Jovino Lima.

As visitas fazem parte de um programa elaborado pelo professor de sociologia Wilsoney Gonçalves, em parceria com as escolas, tendo como objetivo proporcionar a estes jovens um pouco mais de conhecimento de como funcionam os três poderes de uma cidade – Legislativo, Executivo e Judiciário.

Recepcionados no plenário da Câmara, os visitantes receberam uma explanação de aproximadamente 45 minutos, onde o presidente do poder legislativo falou sobre as atividades da Câmara, como se passa para elaborar Leis e projetos – tanto do legislativo quanto do executivo -, e sobre qual é a função de um vereador perante a população.

As funções dos vereadores e da Câmara – que são representar a população elaborando projetos de lei e encaminhando para Prefeitura, assessorar ao poder executivo e fiscalizar as ações e a forma como são utilizados os recursos públicos – também foram descritas através da projeção de um vídeo didático.

Os alunos ainda tiveram tempo para fazer perguntas diversas. A aluna Liliane Wendt, que estuda na da EEB Paula Feres, relatou os problemas da localidade em que ela reside – Rio Branco II. Em seguida, ela questionou em que um vereador pode auxiliar junto ao executivo.

O presidente da casa explicou à aluna que uma das funções dos vereadores é a de assessorar o prefeito encaminhando os pedidos de melhorias através de Indicações escritas. “A Câmara de Vereadores não pode realizar obras no município, pois esta é uma atribuição da Prefeitura. No entanto, os vereadores têm a tarefa de representar a população, sugerindo à Prefeitura através de requerimentos e indicações escritas a realização de ações de interesse público, tais como a melhoria nas estradasâ€, exemplificou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Câmara de Vereadores parabeniza esta iniciativa do Professor Wilsoney Gonçalves e das escolas, voltada para a preparação e formação de seus jovens alunos sobre os deveres e atribuição dos três poderes da cidade em que residem. “A informação e o conhecimento são essenciais para que nossos jovens desenvolvam a cidadaniaâ€, afirmou o presidente da Câmara.

Alunos do Jovino Lima
Alunos do Jovino Lima
Alunos do Cedup
Alunos do Cedup
Alunos do Paula Feres
Alunos do Paula Feres

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.