Exatoria de Mafra também poderá ser fechada

Por Gazeta de Riomafra - 02/08/2018

São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União e Jaraguá do Sul, entre outras, são algumas das cidades de estado que já tiveram as Unidades da Secretaria de Estado da Fazenda, as chamadas Unidades Setoriais de Fiscalização (USEFI), conhecidas popularmente como exatorias, fechadas.

Segundo informações, o fechamento das unidades vem acontecendo há algum tempo e os serviços, assim como os servidores, estão sendo transferidos para outras USEFI´s, como no caso de Canoinhas que teve sua unidade fechada e os trabalhos agora são feitos na unidade de Mafra. Canoinhas atendia as cidades de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo e Três Barras.

Uma das justificativas para o fechamento das unidades é redução de custos para investimento em saúde, educação e segurança pública. Porém vários funcionários estariam com idade e tempo de serviço para aposentadoria, já que o último concurso público para analista da Fazenda foi em 1985 e para auditor Fiscal em 2010. Motivo que estaria deixando algumas unidades sem condições de operação devido ao número de servidores.

Sem previsão para um concurso para analista fiscal, a Secretaria de Estado da Fazenda anunciou no último mês o pedido para realização de um concurso para auditor fiscal com 90 vagas, e com previsão para nomeação em 2019. O pedido foi encaminhado ao Governador Pinho Moreira que não tem prazo para decidir se o concurso será realizado ou não. Lembrando que em junho do ano passado o mesmo pedido foi feito e o concurso não foi autorizado.

Mafra não tem a segurança de que terá a sua Unidade Setorial de Fiscalização mantida, assim como aconteceu em outras cidades ela corre o risco de ser fechada. Caso isso ocorra seus serviços serão feitos na unidade de Joinville. E todos que necessitam dos serviços da USEFI, como protocolar um pedido de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercado e Serviços (ICMS), por exemplo, teriam que descer a serra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.