Hospital de Mafra realiza procedimento que transformou a cardiologia no mundo

Por Assessoria - 17/01/2022
Equipe médica responsável pelo procedimento

TAVI é o procedimento de implante valvar aórtico transcateter percutâneo, onde é realizado o tratamento da válvula aórtica, quando danificada, sem necessidade de remoção da válvula nativa. Significa que ao invés da cirurgia convencional que requer incisão no peito, a válvula cardíaca é colocada através de um cateter que navega através da artéria femural até o coração.

Este procedimento já foi realizado outras vezes no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), porém aconteceu de forma inédita neste sábado (15/01) em uma paciente feminina de 90 anos, com uma técnica ainda menos invasiva, sendo por ecocardiografia transtoracica evitando assim a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, oferecendo menos risco para a paciente.

“A Tavi realizada com esta técnica é um procedimento ainda mais seguro para o paciente, que dispensam a necessidade de um grande período de internação e sem chances de resultar em complicações†explica o Dr. Rafael Sachet Dutra, Cardiologista Hemodinamicista, coordenador do serviço de cardiologia clínica e intervencionista do HSVP.

O procedimento de TAVI realizado dentro do Hospital de Mafra, utilizou-se da técnica mais avançada do mundo em termos de Cardiologia Estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada. Este procedimento significa o máximo que se pode fazer no serviço de Hemodinâmica e vem a consolidar o Serviço de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Vicente de Paulo (iniciado em 2016), como Serviço de excelência e qualidade em Cardiologia no Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina.

COMPARTILHE

4 COMENTÃRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Parabéns pra minha vó também!!! A paciente feminina de 90 anos foi muito corajosa e mandou muito bem!!!

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.