Iniciado o curso à distância de língua Ucraniana em Mafra

Por Assessoria - 17/04/2018

“Доброго ранку!” (bom dia em Ucraniano). Essas foram as primeiras palavras ouvidas pelos cerca de 20 alunos da aula inaugural da língua Ucraniana, realizada na manhã de sábado em uma das salas do CEMMA. Essa turma de Mafra é a primeira a integrar o projeto do curso à distância no Estado de Santa Catarina.

Antes do início da aula aconteceu breve solenidade, quando a presidente da Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó, Lécia Maria Labas fez os agradecimentos às pessoas que participaram das tratativas para a implantação do curso no município. “São ações em parceira como essas que dão resultados positivos e viabilizam a concretização de sonhos”, declarou.

UCRANIANO RAIZ

A Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado falou às autoridades presentes. Arriscando um bom dia em ucraniano, a secretária disse que o município ficou muito feliz quando procurados para essa parceria. “Recentemente vivenciamos um centenário em que foi reverenciada a importância da cultura ucraniana – e demais – para o município”, afirmou destacando ser fundamental que não se perca a língua falada pelos migrantes que vieram para o Brasil e Santa Catarina, que é o Ucraniano raiz.

O presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk contou aos presentes histórias de pessoas que há 10 dez anos foram estudar na Ucrânia e que hoje se destacam no Brasil, atuando em eventos internacionais, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro e outros. Assim destacou a importância do aprendizado da língua para o amanhã. Desejou sucesso a todos os alunos e aconselhou a não esmorecerem diante dos tropeços das dificuldades da língua.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A professora de Ucraniano da Unicentro, Edna Smaha disse estar muito contente com esse projeto que atinge Santa Catarina e está se multiplicando. Colocou o grupo de estudos eslavos da universidade à disposição de todos.

REALIZAÇÃO E APOIO AO EVENTO

O curso faz parte do projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO, mediante convênio com a Universidade Pedagógica Nacional MyKhailo P. Dragomanov, de Kiev, Ucrânia. O monitor voluntário será o Padre Jaime Fernando Valus, de Mafra.

A promoção é da Representação Central Ucraniano-Brasileira – RCUB e apoiado pela Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó. O Município de Mafra é parceiro do projeto, cedendo espaço físico e equipamentos de multimídia para a viabilização das transmissões assíncronas.

MANTENDO VIVA A CULTURA UCRANIANA

O curso de Língua Ucraniana tem por finalidade preservar as tradições, costumes, gastronomia, manifestações religiosas e artísticas entre os descendentes, mantendo viva a cultura ucraniana.  Em Santa Catarina a colonização Ucraniana se verificou mais fortemente  nas regiões do planalto norte e litoral norte, onde estão estabelecidas mais de 30 comunidades, distribuídas em 11 municípios. Em Mafra destaca-se a comunidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rito Bizantino Católico, na Vila Ferroviária.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Informações podem ser obtidas pelo telefone – 47 9 8409-5707.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.