Mafra é a 50ª cidade pequena mais desenvolvida economicamente do Brasil

Por Gazeta de Riomafra - 27/11/2015

Mafra é a 50ª cidade pequena mais desenvolvida economicamente do BrasilNa segunda-feira (23) a revista Exame publicou uma matéria através do seu site que cita as cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil (entre 50 a 100 mil habitantes). O ranking produzido pela consultoria Urban Systems relaciona as 50 cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico. A cidade de Mafra ocupa a 50ª colocação no quesito de desenvolvimento econômico. A colocação de Mafra no ranking causou surpresa na maioria dos mafrenses que ficaram desconfiados do resultado, sendo até motivo de “chacota” nas redes sociais.

O jornal Gazeta de Riomafra, antes de reproduzir a pesquisa, procurou verificar junto a empresa responsável Utban Systems através da pessoa do sr. João Bernardes que prontamente nos atendeu e passou via e-mail a planilha completa onde mostra todos os resultados, inclusive das cidades com mais de 100 mil habitantes.

O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos. A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “médias-pequenas”. Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

No quesito melhores cidades para negócios, Mafra aparece na 90ª posição;
No quesito desenvolvimento social, nosso município aparece na 96ª posição;
No quesito desenvolvimento econômico, aparecemos na 50ª posição;
No quesito capital humano, Mafra figura na 96ª posição;
Já no quesito de infraestrutura, Mafra sequer aparece entre as 100 melhores.

Estatística/Mafra

Nota (de 0 a 14) 4,219
População estimada¹ 55.313
PIB per capita (em reais)² 21.714,15
Esperança de vida ao nascer (em anos) 77,82
Taxa de analfabetismo (em %)³ 3,5

Mafra é a 50ª cidade pequena mais desenvolvida economicamente do Brasil

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A 1ª COLOCADA – CIDADE PEQUENA COM O MELHOR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

No meio do caminho entre a Grande São Paulo e Campinas, um município desponta como modelo de desenvolvimento no país. Trata-se de Paulínia, uma cidade com menos de 100.000 habitantes, sede de grandes empresas petroquímicas e cenário de produções cinematográficas como “Chico Xavier” e “O Menino da Porteira”.

É ela que ocupa o primeiro lugar no ranking das 50 cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico, produzido com exclusividade pela consultoria Urban Systems e que compõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”.

Neste item da pesquisa é que Mafra se encontra e 50º lugar com nível médio de desenvolvimento econômico. Apenas São Bento do Sul, cidade mais próxima do município no planalto norte, aparece nessa lista, porém a frente de Mafra no 36º lugar em nível alto de desenvolvimento, sendo que no ranking nacional das 50 cidades pequenas mais desenvolvidas no Brasil, o município de São Bento do Sul está em 49º lugar e Mafra em 90º lugar.

Já na seleção das cidades com o melhor Capital Humano, Canoinhas aparece em 18º lugar tendo nível muito alto neste quesito e São Bento do Sul ocupada a 43ª posição com nível médio de capital humano. Mafra não aparece nesse ranking.

A pesquisa avalia ainda a infraestrutura das cidades de pequeno porte e desenvolvimento social, avaliações das quais nenhuma cidade do Planalto Norte é citada. O município de Rio Negro não foi citado em nenhuma das categorias do estudo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

COLOCAÇÃO DA CIDADE MAFRENSE VIRA PIADA NA WEB

Na página do Click Riomafra na rede social Facebook, a matéria sobre a colocação do município de Mafra na pesquisa causou estranheza e foi motivo de piada dos internautas que questionaram por qual motivo o município está nessa lista. A matéria publicada na tarde de segunda-feira (23), teve mais de 100 comentários e 300 compartilhamentos.

SOBRE A EMPRESA

A Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas especializada em desenvolvimento de planos de desenvolvimento de cidades e negócios imobiliários, com mais de 16 anos de atuação

A Urban Systems se aprofunda em todos os temas mais relevantes e atuais em discussão em nosso país, principalmente aqueles que envolvem desenvolvimento de cidades e sustentabilidade econômica, da qual somos amplos estimuladores.

A empresa também oferece soluções estratégicas que apoiam o processo decisório e o planejamento de projetos de base imobiliária, com a utilização de ferramentas de geoprocessamento, marketing e urbanismo, realizando análises de riscos a partir da combinação de fatores restritivos e indutores à demanda e ao produto objeto de estudo.

São mais de 500 cidades analisadas e mapeadas pela Urban Systems em seus mais de 700 projetos realizados em diferentes segmentos do mercado.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. É igual o “Premio Top de Marketing”: A loja x paga uma certa importancia a quem promove o tal prêmio e esta coloca a dita cuja como recebedora de troféu Destaque, Top de Marketing e outros nomes que eles encontram. Daí a imprensa divulga, o povo acredita e como um carneirinho corre lá para ver e gastar alguns dinheirinhos. Talvez essa tal Urban Systems não seja diferente. Levou uns troquinhos e elevou a condição de Mafra a 50ª colocação no ranking que pertence a ela, Urban Systems.
    E viva nóis…

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.