Mafra recebe artesãos para o II Encontro do Planalto Norte Catarinense
Há 3 semanas - Atualizado em
Por Assessoria

Mafra sediou na última quinta-feira, dia 6, o II Encontro de Artesãos do Planalto Norte Catarinense, reunindo cerca de 50 artistas representantes dos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Irineópolis, Porto União, Três Barras e Canoinhas, além de Mafra. O Encontro teve por objetivo valorizar a atividade do artesanato, conhecer os artesãos e suas obras de arte, oportunizar momentos de interação e de conhecimento e ainda elaborar um planejamento de ações para o próximo ano.

O evento teve dois momentos distintos: pela manhã aconteceu palestra sobre as políticas de artesanato em Santa Catarina, proferida por Fabiana Lopes Ribeiro, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – SICOS, que também é secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária – CEAES.  Na sequência, a artesã mafrense Doralice Horn deu o depoimento “De artesão para artesão”, quando compartilhou a sua trajetória no artesanato em palha. Doralice é mestre artesã, reconhecida internacionalmente.

O período da tarde foi dedicado à II Mostra de Artesanato do Planalto Norte, com exposição e venda do artesanato produzido na região. Estavam expostas peças como pêssankas, características da região, além de outras artes em EVA, artesanato natalino em bordado e pintura, tapetes, bonecas, velas, presépios em palha de milho e etc.

Expressão viva da história

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O vice-prefeito de Mafra, Carlos Nitz participou da solenidade de abertura. Deu as boas-vindas aos artesãos presentes e destacou a importância da atividade por eles exercida. “O trabalho de vocês é muito mais do que uma fonte de renda, é uma expressão viva da história, das tradições e do espírito criativo do povo da nossa região. Sobre o encontro destacou como “uma importante oportunidade para aprender e também compartilhar experiências e técnicas”.

A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, Fabiana Lopes Ribeiro explicou que participou com informações sobre as políticas públicas do artesanato. “Vim falar sobre a formalização, sobre carreira do artesanato. Vim conhecer os artesãos da região, as técnicas usadas, saber quais suas necessidades e destacar a importância da carteira do artesão, com a qual eles têm acesso a capacitações e às feiras nacionais’, explicou.

Bonecas personalizadas

A artesã Thaysa da Costa Soares Machado, de Itaiópolis, está trabalhando com bonecas em EVA há 8 meses. Concilia o tempo entre cuidar da filha e da casa e produzir as bonecas, que podem ser temáticas, como ucranianas, polonesas ou também reproduções de desenhos animados, além de serem personalizadas para eventos. Para ela, além de uma arte prazerosa, o artesanato ainda serve como complemento para a renda familiar. “Quando a gente faz com amor, tudo se torna mais prazeroso”, declarou.

O II Encontro de Artesãos do Planalto Norte Catarinense foi uma realização da parceria entre a Epagri, Amplanorte/Codeplan e Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania e os patrocinadores Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAPE; Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – SICOS; Programa do Artesanato Brasileiro; SICOOB Credinorte; London Clube; Hotel Emacite Flex; Cactário e Orquidário Mafra; Sr. João Lázaro Lelis Ferreira.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.