Mafra terá 10 cursos gratuitos do Senar em agosto

Por Gazeta de Riomafra - 06/08/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realiza em agosto 52 cursos gratuitos em 11 municípios do norte catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o estado, serão 197 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No norte, o destaque é para treinamentos sobre Processamento de Carne Suína e de Frango, Doma Racional de Equídeos, Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos, Turismo Rural e Conservação do Solo.

Os treinamentos são definidos conforme demandas regionais colhidas pelo Senar e pelas entidades parceiras nos municípios. O planejamento é anual e aborda as principais necessidades dos produtores. São cursos rápidos que oportunizam aos agricultores novos negócios, além do complemento da renda familiar.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, são realizados, em média, 300 treinamentos por mês no estado. “Neste ano, eles exigem uma série de medidas preventivas devido à pandemia, com redução no número de participantes para evitar o contágio do vírus. É um trabalho que fortalece nossas cadeias produtivas e melhora a vida dos trabalhadores que não deixaram de produzir e estão enfrentando a crise sanitária para não deixar faltar alimentos na mesa dos catarinensesâ€, destaca Pedrozo.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cursos oferecidos em Mafra

No município de Mafra haverá treinamentos 10 áreas, veja os dias e as datas:

– Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção – 3 a 5

РInstala̤̣o e manuten̤̣o de redes el̩tricas Р3 e 4

РCultivo Hidrop̫nico de Hortali̤as Р5 e 6

РConservas de Frutas, Hortali̤as e Temperos Р6 e 7

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

РOlericultura Org̢nica Р6 e 7

РProdṳ̣o Caseira de P̣es e Biscoitos Р12 a 14

– Produção de mudas frutíferas – 17 e 18

– Processamento de Carne Suína – 20 e 21

– Jardineiro – 24 e 25

– Artesanato com Pintura – 25 a 28

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.